18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaA terça-feira (03) inicia com predomínio de tempo firme em Santa Catarina

    A terça-feira (03) inicia com predomínio de tempo firme em Santa Catarina

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    3 de outubro de 2023

    A terça-feira (03) inicia com predomínio de tempo firme em Santa Catarina

    terça-feira (03) inicia com predomínio de tempo firme em Santa Catarina, com presença de algumas nuvens e nevoeiros. Entretanto, a partir da tarde, o aprofundamento de uma baixa pressão na Argentina, o fluxo de calor e umidade do norte do país e o processo de formação de uma frente fria instabilizam o tempo no estado, fornecendo condições para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. 

    Os temporais iniciam no Grande Oeste e se propagam em direção às demais regiões ao longo da noite de terça e madrugada de quarta-feira (04). O risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais é moderado a alto. 

    Os ventos sopram de quadrante norte, com intensidade fraca. As temperaturas no amanhecer variam entre 10°C e 14°C em grande parte do estado. Á tarde, as máximas ficam entre 30°C e 34°C no Grande Oeste, entre 21°C e 24°C nas áreas costeiras, Litoral Sul e Serra e oscilam de 26°C a 30°C nas demais regiões.

    TER

    QUARTA-FEIRA (04)

    Na madrugada da quarta-feira (04), os temporais seguem ocorrendo em Santa Catarina, mas vão perdendo força conforme o dia vai amanhecendo. Com um intenso fluxo de umidade do norte do país, a formação e a passagem de uma frente fria, os temporais dão espaço à condição de chuvas volumosas e intensas em todo o estado. No período da manhã, a chuva se concentra nas áreas de divisa com o RS e avança em direção às demais regiões ao longo do dia. O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto. Com a passagem da frente fria, os ventos viram de norte para sul e durante este processo, rajadas de vento entre 60 e 80 km/h podem ser observadas. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a esta condição. Amanhecer com temperaturas variando de 14°C nas áreas mais elevadas do estado a 20°C no Extremo Oeste. Com a condição de chuva e virada dos ventos para sul ao longo do dia, as temperaturas durante a tarde ficam amenas, entre 16°C e 20°C no centro-sul catarinense e entre 21°C e 24°C no Grande Oeste.

    QUA

    QUINTA-FEIRA (05)

    Na quinta-feira (05), a frente fria dá espaço a uma área de alta pressão, que estabiliza o tempo nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Entretanto, o fluxo de umidade da região amazônica segue direcionado sobre SC, favorecendo a condição de tempo nublado a encoberto. No Litoral Norte, com a contribuição da umidade vinda do oceano, deve chover com intensidade fraca durante todo o dia. Dependendo dos volumes de chuva registrados no dia anterior, o risco para ocorrências como deslizamentos pode seguir moderado a pontualmente alto. Os ventos sopram de quadrante leste no litoral e sem direção preferencial nas demais regiões, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10° no Planalto Sul, entre 15°C e 18°C no litoral e Vale do Itajaí e entre 13°C e 15°C no restante do estado. No período da tarde, as máximas oscilam entre 17°C e 22°C em todas as regiões. O mar fica agitado em todo o litoral, com ondas de quadrante sul e altura entre 2,0 e 2,5 m, com picos de até 3 m.

    QUI

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    sexta-feira (06) inicia com tempo nublado a encoberto, mas a partir da tarde e ao longo do sábado (07), o fluxo de umidade do norte do país volta a intensificar sobre SC com o aprofundamento de uma baixa pressão. Esta condição provoca chuvas intensas e volumosas em todo o estado, especialmente nas regiões de divisa com o RS. A condição de tempo chuvoso deve se estender até o domingo (08), onde a formação de uma nova frente fria distribui os acumulados entre o centro e o norte catarinense.

    Elaborado em: 03/10/2023 às 05:00 – N° 276/2023

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades