18.3 C
Itapema
quarta-feira, maio 29, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaDefesa Civil e Epagri Ciram atualizam condição de tempo para o fim...

    Defesa Civil e Epagri Ciram atualizam condição de tempo para o fim de semana

    Em:

    Em Destaque

    A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para esta semana no estado. A previsão indica dias com temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria.

    Ao longo da tarde de sexta-feira (05) há condição para temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente do centro ao leste do estado. Já no Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma persistente ao longo do dia. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

    Entre a noite de sexta e o sábado (07), as instabilidades se intensificam entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados entre 150 mm e 200 mm, com pontuais superiores no Litoral Sul. Nas demais regiões os acumulados indicam valores entre 40 a 70 mm.

    Já no decorrer do domingo (08) a chuva se espalha para todas as regiões catarinenses e, neste período, são esperados acumulados entre 100 mm e 150 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

    No início da próxima semana a condição para precipitação diminui no estado.

    SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

    As chuvas intensas que atingiram o estado de Santa Catarina durante a última terça e quarta-feira resultaram em enxurradas, alagamentos e inundações em diversos lugares do estado. Os municípios mais prejudicados estão localizados nas regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte, Meio e Extremo Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

    Durante os próximos dias, está prevista uma quantidade significativa de chuva, com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, estão destacadas as principais áreas que apresentam riscos associados ao evento.

    Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

    Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira com aumento gradual nos níveis durante o final de semana, podendo alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul e 11 a 12 metros em Blumenau.

    Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de atenção.

    Grande Florianópolis: Os níveis da Bacia do Rio Tijucas sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta. E na Bacia do Rio Cubatão, níveis de atenção entre domingo e segunda-feira.

    WhatsApp Image 2023 10 05 at 14.22.33

    Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina

    Fonte: DC/SC

    O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

    É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

    Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

    EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

    Atualização 05/10/23 – Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri

    Cidades