24.3 C
Itapema
quinta-feira, dezembro 7, 2023
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 06/10: Chuvas deixam SC em estado de emergência

    Pelo Estado 06/10: Chuvas deixam SC em estado de emergência

    Em:

    Em Destaque

    Acompanhando de perto as ações para tentar minimizar os danos causados pelas chuvas em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL), esteve na manhã de quinta-feira, 5, na central de monitoramento climático de Blumenau, para averiguar a situação na região do Vale do Itajaí. Para todo o Estado, a previsão para os próximos dias é de mais chuva, com

    risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. Ainda na quarta-feira, a Defesa Civil emitiu um relatório onde constatava que o número de municípios que registraram ocorrências de chuvas intensas, alagamentos e granizo havia aumentado. São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre foram alguns dos que emitiram os pedidos de decreto de situação de emergência. No início da tarde de quinta-feira, pelo menos 13 cidades de Santa Catarina já haviam aberto abrigos. A situação mais preocupante é no Alto Vale do Itajaí.

    O governador também se manifestou sobre a situação da barragem de José Boiteux, que é a maior estrutura de contenção de cheias de Santa Catarina, e prometeu resolver o problema, que já dura 20 anos, tempo que os indígenas esperam para saber sobre as  obras e compensações aos prejuízos provocados pela estrutura na terra demarcada.

    As alterações no projeto serão todas acordadas com o cacique da comunidade indígena local, prometeu Jorginho. Segundo ele, as obras pedidas pelos indígenas devem ter início no final deste ano.
    Lembrando que a estrutura é fundamental para controlar o nível do Rio Itajaí-Açu no Médio Vale, porém, está sem maquinário para operação regular desde 2014, quando a estrutura foi depredada. Até agora, para se utilizar a barragem, a alternativa seria fechar e abrir as comportas com o uso de um caminhão hidráulico.

    Com o agravamento das chuvas, o Estado, que não está preparado para um volume tão agressivo de água, praticamente para, escolas cancelam as aulas, estradas ficam interditadas e eventos são cancelados. Ou seja, não está fácil para Jorginho, que ainda amarga as consequências das ações de gestões anteriores. O governador chegou a publicar um vídeo, alertando para a previsão de novas chuvas no Estado e pedindo para a população ficar atenta aos alertas da Defesa Civil.

    Cidadão Catarinense

    WhatsApp Image 2023 10 05 at 17.14.34
    Foto: Agencia Brasil

    A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc aprovou, em reunião extraordinária, o projeto de autoria do deputado Oscar Gutz (PL) e demais parlamentares do Partido Liberal, que concede o Título de Cidadão Catarinense ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e a matéria está pronta para ser votada em plenário. A intenção era que o ex-presidente recebesse a honraria quando viesse ao Oeste do Estado participar da Efapi 2023, que será realizada na próxima semana.

    Contudo, a legalidade da concessão do título está sendo questionada por que Bolsonaro está com os direitos políticos cassados e é inelegível até 2030.

    Fritz & Frida

    A marca de referência do Grupo Delly’s, Fritz & Frida, está pronta para fazer história na Oktoberfest 2023, a festa que celebra a música, alegria e tradição em um lugar que representa um pedacinho da Alemanha no Brasil. Como uma das patrocinadoras oficiais nesta edição da Oktoberfest, Fritz & Frida será conhecida como a “pipoca oficial” da festa, que espera receber mais de 600 mil visitantes até 22 de outubro. Com um cardápio composto por mais de 150 pratos tradicionais alemães e mais de 80 atrações musicais, a Oktoberfest gera cerca de R$240 milhões para a economia local, além de criar seis mil empregos diretos e indiretos, envolvendo mais de 60 setores na cadeia produtiva.

    Eleições 2024

    O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou nesta quinta-feira, 5, o projeto de atendimento volante “Justiça Eleitoral em movimento”. O programa é coordenado pela Corregedoria Regional Eleitoral e faz parte dos preparativos para as Eleições Municipais de 2024. A proposta é levar os serviços da instituição para todas as 219 cidades do estado que não possuem uma zona eleitoral, além de bairros distantes dos cartórios e outros locais estratégicos. Um dos objetivos é antecipar o grande volume de atendimentos no período de fechamento do cadastro eleitoral, que deve ocorrer em 8 de maio do próximo ano, evitando as filas e sobrecarga de trabalho. O aumento da coleta de dados biométricos é também uma das expectativas.

    Mais recursos

    Uma parceria entre a Controladoria-Geral e a Secretaria da Saúde resultou no aumento de mais de R$ 500 mil ao ano em recursos do Ministério da Saúde para Santa Catarina investir no teste do pezinho. O exame é fundamental para diagnosticar precocemente uma série de doenças e condições congênitas, reduzindo a mortalidade infantil. A ampliação do teto se deu após auditoria realizada pela CGE, seguida de recomendações para aprimorar os processos.

    Novas vagas

    Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 027/2023/SES de contratação de médicos para atuar nas unidades pertencentes à Secretaria de Estado da Saúde (SES), na região da Grande Florianópolis. As oportunidades são para profissionais de diferentes especialidades, com atuação prevista para o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Instituto de Psiquiatria (IPQ) e unidades da SES. As inscrições devem ser realizadas somente de forma on-line, até 9 de outubro de 2023, no site da SES. Ao total serão disponibilizadas 8 vagas no HIJG;  1 vaga no IPQ e 9 vagas para unidades da SES.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_06.10.2023

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades