23.8 C
Itapema
sábado, abril 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSemana começa com temporais retornando para todo o estado de Santa Catarina

    Semana começa com temporais retornando para todo o estado de Santa Catarina

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    16 de outubro de 2023

    Semana começa com temporais retornando para todo o estado de Santa Catarina

    Na segunda-feira (16) os temporais retornam para todo o estado de Santa Catarina, dando início  já na manhã nas áreas de divisa com o RS, mas intensificam durante a tarde, especialmente na região do Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí.

    O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e chuva pontualmente intensa. 

    Estas condições ocorrem devido a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica, combinada com a formação de uma baixa pressão na Argentina.

    Os ventos sopram de quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas sobem rapidamente e durante a tarde superam os 30°C no Extremo Oeste. No litoral e Vale do Itajaí variam entre 22°C e 26°C.

    seg

    TERÇA-FEIRA (17)

    Na terça-feira (17) o dia já amanhece nublado e com chuva em grande parte das regiões. Ainda, o risco para temporais persistem no decorrer do dia. Os acumulados devem ser elevados devido a intensidade da chuva, em especial nas áreas entre o Oeste e Planalto Norte. O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, assim como para alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações, devido aos acumulados observados nos últimos dias. As chuvas ocorrem devido a formação e avanço de uma frente fria, em combinação com as instabilidades que já atuavam desde a segunda-feira. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C do Extremo Oeste aos planaltos. Os ventos sopram moderados de quadrante oeste.

    ter 1

    QUARTA-FEIRA (18)

    Na quarta-feira (18) as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda segue com bastante nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná entre o Oeste e Planalto Norte. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, permanece o risco para deslizamentos e inundações. Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca. Com o predomínio de nebulosidade e os ventos de quadrante sul, as temperaturas não conseguem muito ao longo do dia. Dos planaltos as áreas litorâneas, as máximas não passam de 19°C. Na região do Grande Oeste as máximas marcam entre 20°C e 23°C.

    qua 1

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No período entre quinta (19) e sexta-feira (20), a aproximação de novas áreas de instabilidades fornecem condições para temporais e chuva intensa no Grande Oeste catarinense. Algumas pancadas de chuva também devem atingir as demais áreas do estado, mas os modelos indicam menores acumulados de precipitação para as áreas entre os planaltos e o litoral. O tempo segue nublado e as temperaturas ainda não conseguem subir muito, as máximas não passam de 20°C no centro-leste do estado. Apenas na sexta-feira o sol aparece entre nuvens no Grande Oeste, com temperaturas que podem chegar até 25°C.

    rodape 1

    Elaborado em: 16/10/2023 às 05:00 – N° 289/2023

    Meteorologista: Caio Guerra

    Cidades