24 C
Itapema
domingo, abril 28, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaQuinta-feira(19) será nublada e com possibilidade de chuva a qualquer hora do...

    Quinta-feira(19) será nublada e com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    19 de outubro de 2023

    Quinta-feira(19) será nublada e com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia

    Na quinta-feira (19), o sistema de baixa pressão segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva. O dia será nublado e com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

    No Grande Oeste, a chuva vem acompanhada de temporais com risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores. Em curtos períodos de tempo, a chuva pode trazer acumulados elevados, provocando alagamentos e enxurradas nesta região. Além disso, permanece o risco para deslizamentos e inundações, devido aos acumulados observados nos dias anteriores.

    Nas demais áreas, a chuva deve ser fraca e intercalada por períodos de melhoria. Os ventos sopram de leste/nordeste com fraca intensidade e rajadas pontualmente moderadas entre o Oeste e Planalto Sul. O tempo fechado mantém as temperaturas amenas dos planaltos ao litoral, onde não devem passar dos 20°C. No Extremo Oeste, apesar das instabilidade, as temperaturas se aproximam dos 24°C/26°C. O mar fica agitado no Litoral Sul com ondas de sul/sudeste de até 2,2 m.

    nivel1 quinta

    SEXTA-FEIRA (20)

    Na sexta-feira (20), a instabilidade diminui sobre o estado, mas ainda haverá condição para chuva e temporais isolados, que intercalam com períodos de melhoria. Entre o Grande Oeste e Planalto Norte, permanece o risco para temporais, com trovoadas, rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, especialmente entre a madrugada e o final da tarde. Nas demais áreas, o céu permanece nublado, com condição para chuvas rápidas de intensidade fraca. As temperaturas se elevam um pouco mais em relação aos dias anteriores, com máximas de até 23°C nas áreas litorâneas, entre 19°C e 22°C nos planaltos, enquanto o Extremo Oeste se aproxima dos 26/28°C. O risco segue moderado para danos associados aos temporais e moderado a alto para deslizamentos, devido aos acumulados dos dias anteriores.

    nivel1 sexta

    SÁBADO (21)

    No sábado (21), o enfraquecimento do sistema de baixa pressão na atmosfera, favorece a diminuição da condição de chuva e temporais. O sol volta a predominar no Oeste, onde ainda não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva e temporais bastante isolados durante a tarde com risco baixo para ocorrências associadas. No centro/leste do estado, a circulação marítima segue contribuindo para maior cobertura de nuvens (céu nublado) com a ocorrência de chuvas fracas ocasionais, sem risco para ocorrências meteorológicas associadas. O risco para deslizamentos, no entanto, segue moderado a alto, devido aos acumulados dos dias anteriores. Os ventos sopram de leste/nordeste com fraca intensidade e rajadas moderadas no Litoral Sul.  As temperaturas mínimas e máximas seguem apresentando elevação. À tarde, são esperadas marcas de até 30°C no Extremo Oeste, entre 22°C e 24°C nos planaltos e de 22°C a 25°C ao longo do litoral.

    nivel1 sab

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No domingo (22) o tempo fica firme na maioria das regiões, com exceção da Serra e de áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde a circulação marítima mantém a condição de maior nebulosidade e chuvas fracas passageiras. Na segunda-feira (23), a atuação de um sistema de baixa pressão, volta a favorecer a ocorrência de temporais isolados no Extremo Oeste e áreas de divisa com o RS, especialmente da tarde para noite.

    rodape 1 1

    Elaborado em: 19/10/2023 às 05:00 – N° 292/2023

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades