21.3 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloPorto Belo recebe Troféu Açoraneidade através do Núcleo de Estudos Açorianos da...

    Porto Belo recebe Troféu Açoraneidade através do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    O Governo do Município de Porto Belo e a artesã, designer de bonecas, Sônia Vieira receberam no último sábado (28) dois dos Troféus Açoraneidade 2023, que tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da cultura de base açoriana do Estado de Santa Catarina. A premiação, entregue em uma cerimônia realizada no Município de Araquari, é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    O Governo Municipal, na oportunidade representado pelo vice-prefeito Ailto Neckel e a presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus recebeu o troféu Ilha do Faial, e a artesã Sônia Vieira recebeu o troféu Ilha do Corvo.
    Em discurso, o vice-prefeito Ailto falou sobre a importância do incentivo à cultura. “A cultura é sobretudo uma forma de resgatar e manter viva a história de um lugar. Através do trabalho realizado pela Fundação da Cultura em Porto Belo, a essência que veio com os nossos colonizadores lá dos Açores tem sido mantida de geração a geração. Ficamos felizes com este troféu, que é uma forma de incentivo às pessoas que fazem cultura para que continuem acreditando que é possível fazer sempre mais” – explica.
    A artesã e designer de bonecas Sônia Vieira fala sobre a valorização do artesanato local. “Houve um progresso em relação à forma de fazer os artesanatos nos últimos anos, quando iniciamos junto à Fundação da Cultura. Nós tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura açoriana através da presidente da Fundação, Cristiane e assim, colocar esta marca em nossas peças artesanais. O artesanato de Porto Belo progrediu muito e este reconhecimento não é só meu, mas de todos os nossos artesãos” – destaca Sônia.
    O Município de Porto Belo investe, anualmente, mais de R$1 milhão em cultura, desde oficinas culturais gratuitas para a comunidade, como a oficina de dança açoriana, até eventos para a comunidade. A Fundação da Cultura também é responsável pela Associação de Artesãos, acompanhando, compartilhando conhecimento e incentivando a valorização da cultura açoriana, também através do artesanato. Os nomes destes troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano.

    Cidades