21.3 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSol aparece entre nuvens nesta terça-feira(31)

    Sol aparece entre nuvens nesta terça-feira(31)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    31 de outubro de 2023

    Sol aparece entre nuvens nesta terça-feira(31)

    Na terça-feira (31), a manhã será com predomínio de sol entre nuvens no Grande Oeste, já o Centro e o Leste de SC terão maior quantidade de nuvens e chance de chuva fraca/garoa a qualquer momento. Entre a tarde e à noite em todas as regiões há condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas que intercalam com períodos de melhora, por influência de perturbações em diversos níveis da atmosfera e do fluxo de calor e umidade vindo do Norte do país. O risco é baixo para ocorrências associadas às trovoadas. 

    As mínimas  variam entre 14 e 17°C no Planalto Sul e oscilam entre 17 e 21°C no restante do estado. As máximas variam entre 23 e 27°C no Oeste e Extremo Oeste, marcam entre 13 e 20°C nos planaltos e no Litoral Sul e oscilam entre 19 e 23°C nas demais áreas.

    O vento médio sopra de direção O/NO, com intensidade fraca a moderada (entre 35 e 55 km/h) entre a tarde e à noite, principalmente no litoral e em áreas próximas e no Extremo Oeste, virando de quadrante sul ao longo da noite nas áreas de divisa com o RS, com rajadas fracas pelo estado.

    Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, se mantém o risco alto para deslizamentos e inundações.

    O mar fica pouco agitado, com ondas de direção nordeste/leste e alturas entre 1 e 1,5 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e calmo com ondas entre 0,5 e 1,0 m no Litoral Norte.

    mmap1

    Quarta-feira (01)

    Na quarta-feira (01),  o dia amanhece com sol e variação de nuvens do Grande Oeste aos planaltos, mas a atuação de instabilidades na atmosfera combinadas à oferta de calor e umidade oferecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas com trovoadas entre a tarde e à noite nestas áreas, já no litoral e em áreas próximas, a circulação marítima mantém o tempo mais fechado, bem como com condições para chuva fraca e ocasional a qualquer momento. O risco associado às pancadas de chuva é baixo. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 15°C no Meio-Oeste, planaltos e no Alto Vale do Itajaí e marcam entre 17 e 21°C no restante do estado. À tarde as máximas oscilam entre 23 e 30°C no Oeste e Extremo Oeste, variam entre 13 e 20°C nos planaltos, no Litoral Sul e no Alto e Médio Vale e marcam entre 18 e 23°nas outras áreas. O Vento médio sopra com intensidade fraca variando de direção oeste/noroeste/norte ao longo do período, virando de quadrante sul/sudeste durante a tarde nas áreas costeiras, com rajadas moderadas entre a tarde e a noite nas áreas costeiras e no Grande Oeste. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores e a previsão de chuva isolada, o risco para deslizamentos segue alto.

    mmap2

    Quinta-feira (02)

    quinta-feira (01), inicia com a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas no Grande Oeste, que se espalham para as demais regiões do estado entre a manhã e à tarde. Entre a tarde e à noite, as instabilidades ganham reforço devido ao processo de formação de um ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria que avança em direção ao estado pelas áreas de divisa com o RS, provocando temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e risco de enxurradas. O risco associado aos temporais é moderado e se mantém alto a muito alto para deslizamentos e inundações. As mínimas variam entre 16 e 19°C no Oeste, Extremo oeste, no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí, nas demais áreas elas marcam entre 10 e 15°C. À tarde as máximas oscilam entre 23 e 30°C no Oeste e no Extremo Oeste e variam entre  11 e 21°C nas demais áreas. O vento médio sopra de direção noroeste com intensidade moderada a forte (entre 45 a 65 km/h, pontualmente ultrapassando estes valores), principalmente do Grande Oeste aos planaltos, aumentando de intensidade no período da noite, as rajadas sopram com velocidade moderada de direção leste/nordeste nas áreas costeiras à noite (entre 35 e 50 km/h), com risco moderado a pontualmente alto relacionado aos ventos.

    mmap3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na sexta-feira (03), com a passagem da frente fria e a atuação do ciclone extratropical no mar entre o Uruguai e a costa do RS, a chuva intensifica em todo o estado, vindo de forma intensa e volumosa, com risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e aos ventos fortes. No sábado (04), com o deslocamento dos dois sistemas em direção ao oceano, o dia fica com predomínio de sol e variação de nuvens nas áreas da metade norte do estado e com maior cobertura de nuvens nas áreas de divisa com o RS. O risco segue alto para deslizamentos devido às chuvas dos dias anteriores e devido à influência do ciclone extratropical, o risco é alto para ocorrências relacionadas aos ventos fortes.

    rodape 1 1

    Elaborado em: 31/10/2023 às 05:00 – N° 304/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades