28.6 C
Itapema
sexta-feira, março 1, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 07/11: Governo investe na saúde do Estado

    Pelo Estado 07/11: Governo investe na saúde do Estado

    Em:

    Em Destaque

    Sexta-feira(01) será marcada pelo tempo firme ao longo do dia

     Sexta-feira (01) com predomínio de sol no Grande Oeste, por...

    Em sua campanha para governador do Estado, Jorginho Mello (PL) teve a saúde como uma de suas principais bandeiras. E, desde o início de sua gestão, ele vem fazendo avanços na área. Nesta segunda-feira, 6, foi inaugurada mais uma ala de internação do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. O espaço, que faz parte do Complexo Madre Teresa, conta com 41 leitos de internação e está instalado no 11º andar da torre.

    Na mesma instituição, em fevereiro deste ano, foi inaugurada a nova ala da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada nos dois primeiros pavimentos do Complexo, que conta com 15 andares. O aumento no número de leitos disponíveis distencionará o hospital, trazendo mais conforto para os pacientes.

    Ainda está prevista, para este ano, a abertura de mais 10 leitos de UTI neonatal no Hospital. O total investido pelo Estado para a construção da nova torre foi de R$ 134,6 milhões. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo três obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) divididos em uma área de mais de 21 mil metros quadrados.

    Recentemente, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) divulgou os números das cirurgias eletivas realizadas até o dia 31 de outubro, foram mais de 100 mil procedimentos, sendo o melhor resultado de todos os anos.

    No início do mês de novembro, o Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), referência estadual em ortopedia, fez um mutirão de cirurgias ortopédicas, especialidade que é considerada pela SES o grande desafio da saúde catarinense. Foram realizadas 22 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, envolvendo áreas como quadril, ombro, mão, pé e a remoção de placas e parafusos. Inicialmente, estavam programadas 25 cirurgias, porém, três pacientes não puderam comparecer.

    Visita ao TJSC

    WhatsApp Image 2023 11 06 at 17.09.03
    Foto: Ass. Cobalchini

    O Deputado Federal Valdir Cobalchini (MDB) e o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, João Cobalchini, realizaram, na última semana, uma visita institucional ao recém empossado presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o desembargador Altamiro de Oliveira.

    Nesta segunda-feira, 6, o presidente do TJSC também recebeu a visita de uma comitiva da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) liderada pela presidente, Cláudia Prudêncio. Para o novo presidente do TJSC, nada mudará nesta administração em relação a gestão do ex-presidente, desembargador João Henrique Blasi.

    Celesc Conta em Dia

    Iniciou esta semana o programa “Celesc Conta em Dia”, voltado para clientes ativos e inativos em dívida com a Celesc, que terão uma oportunidade única de negociação. Até 31 de dezembro, em todas as lojas físicas de atendimento da Celesc, serão oferecidas oportunidades para regularização de débitos de maneira acessível e facilitada, em condições mais benéficas que no restante do ano.  Serão oferecidas condições como o parcelamento dos débitos vencidos, ajuizados e/ou não ajuizados, mediante pagamento de entrada de no mínimo 10% e o saldo restante em até 24 parcelas. Os clientes terão isenção da cobrança de multa por inadimplência e juros pretéritos (acumulados até o momento).

    Fiesc

    A Federação das Indústrias (FIESC) lança a Agenda da Água 2023, nesta terça-feira, dia 7. O documento apresenta proposições para a construção das diretrizes de uma política de estado, visando a gestão sustentável dos recursos hídricos em Santa Catarina. A agenda traz dados relevantes sobre a situação das regiões hidrográficas catarinenses, do saneamento e dos prejuízos causados pelos desastres naturais.

    Comenda do Legislativo

    A Assembleia Legislativa realiza no próximo dia 20 a sessão solene de entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda é a maior distinção do Parlamento catarinense e homenageia as personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol do estado. Na cerimônia, serão homenageados 43 empresários, entidades e personalidades das mais diversas áreas de atuação no estado, todos indicados pelos deputados estaduais.

    Julgamento retomado

    Após o pedido de vista coletiva pelos juízes Willian Medeiros de Quadros, Jefferson Zanini, Sebastião Ogê Muniz e Ítalo Augusto Mosimann, o Pleno do TRE-SC retoma hoje o julgamento da ação de investigação proposta pela coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União), que atribui a prática ilícita de abuso de poder econômico ao senador Jorge Seif Junior. A sessão terá início às 17h e pode ser acompanhada presencialmente na sede do TRE-SC, em Florianópolis, ou pelo canal do Tribunal no YouTube. Até o momento, votaram a relatora do processo, a corregedora regional e vice-presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e o juiz Otávio José Minatto.

    Escolas Cívico-Familiares

    O governador Jorginho Mello enviou à Assembleia Legislativa o projeto que mantém as Escolas Cívico-Militares em Santa Catarina. Elas passarão a se chamar Escolas Cívico-Familiares e contarão com nova estrutura e novas atividades. O trabalho atual dos militares envolve projetos sobre violência, bullying, valores humanos e várias oficinas.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_07.11.2023

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades