18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaItapema discute nesta quarta transporte coletivo gratuito

    Itapema discute nesta quarta transporte coletivo gratuito

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    A população de Itapema pode participar nesta quarta, 08/11, da Audiência Pública que coloca em debate o sistema de transporte coletivo gratuito no município. A reunião entre o poder público e a cidade acontece no plenário da Câmara de Itapema, às 19h, e foi uma reivindicação do vereador Huan Back (PSD).

    O programa “Tarifa Zero” busca acabar com a cobrança de passagem nos ônibus coletivos municipais, e já é realidade em diversas cidades brasileiras, asim como as catarinenses Imbituba, Garopaba e Balneário Camboriú. Em Florianópolis, a iniciativa está em fase de implantação e o vereador Afrânio Broppé (PSOL) participa da audiência, apresentando o projeto de implantação na capital.

    O vereador de Imbituba, Jean Ricardo, autor do projeto no município, vem apresentar os resultados já sentidos por lá, onde o sistema foi implantado em março deste ano.

    Segundo Huan Back, de Itapema, objetivo da audiência é discutir as vantagens e desvantagens do sistema gratuito, bem como trocar experiências com outros municípios.

    Representante do governo federal

    O transporte coletivo gratuito à população, também está em discussão na Câmara Federal, onde tramita uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem como objetivo tornar o transporte coletivo um direito fundamental, criando um sistema de financiamento que funcione semelhante ao SUS.

    Representando o governo federal na discussão em Itapema, estará presente o Coordenador regional sul da Embratur, Luciano Boico, que vem contribuir com o debate e trazer os projetos do governo federal nesse sentido.

    Praiana vai participar

    A audiência tem caráter consultivo, e busca saber a opinião da população sobre a iniciativa. A concessionária do transporte coletivo, Viação Praiana, assim como representantes do Executivo, participam do debate.

    A audiência pública é o momento do cidadão participar, registrar sua opinião, contribuir com ideias para a cidade.

    AUDIÊNCIA PÚBLICA: TARIFA ZERO EM ITAPEMA
    Dia 08/11 às 19h
    Plenário da Câmara Municipal

    Cidades