16.6 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaAtuação de uma frente fria deixa o tempo instável nesta terça-feira(14)

    Atuação de uma frente fria deixa o tempo instável nesta terça-feira(14)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    14 de novembro de 2023

    Atuação de uma frente fria deixa o tempo instável nesta terça-feira(14)

    Na terça-feira (14), a atuação de uma frente fria deixa o tempo instável em todas as regiões catarinenses. O dia já começa com chuva no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançam para as demais regiões até o final da tarde.

    Há condições para temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo, principalmente no Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul e áreas da Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas. 

    Temperaturas variam pouco ao longo do dia por conta da nebulosidade, com exceção do norte catarinense onde se aproximam de 30°C antes das chuvas.

    1 ter

    Quarta-feira (15)

    No feriado da quarta-feira (15), o tempo continua instável no estado devido ao processo de formação de uma nova frente fria. Novamente, as chuvas começam durante a madrugada nas áreas de divisa com o RS, especialmente no Planalto e Litoral Sul. Mas a partir da tarde, as instabilidades se intensificam, devido ao calor e disponibilidade de umidade, trazendo condições para novos temporais no estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais. No Planalto e Litoral Sul as máximas não passam dos 22°C e variam entre 27°C e 32°C nas demais áreas.

    qua 1

    Quinta-feira (16)

    Na quinta-feira (16), o avanço da frente fria, juntamente com o intenso fluxo de calor e umidade do norte do país, deixam as chuvas mais abrangentes em Santa Catarina, trazendo condições para temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais. Os ventos sopram do quadrante norte com fraca a moderada intensidade pelo estado e com rajadas entre 60 e 70 km/h no Grande Oeste e norte catarinense. Temperaturas sobem pouco e não devem passar dos 25°C na maioria das áreas, exceto no Oeste, onde as máximas se aproximam dos 30°C.

    2 qua

    Tendência para os próximos dias

    Entre a sexta-feira (17) e o sábado (18), uma nova frente fria se forma e avança sobre SC, reforçando as chuvas em todas as regiões. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa, principalmente entre o Meio-Oeste e o leste do estado.

    rodape

    Cidades