18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúBalneário Camboriú espera 2 milhões de turistas neste verão, 17% a mais...

    Balneário Camboriú espera 2 milhões de turistas neste verão, 17% a mais do que no anterior

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    Cidade deixou de ser ‘sol e mar’ e aumentou tempo de estadia de visitantes de 4 para 7 dias, segundo a prefeitura.
    Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, aguarda achegada de ao menos 2 milhões de turistasno verão 2023-2024, conforme projeção da Secretaria Municipal de Turismo. É 17,6% a mais do que na alta temporada anterior.
    Somente na virada do ano, para a tradicional queima de fogos na Praia Central, a prefeitura espera 1 milhão de expectadores.O investimento é de R$ 3,4 milhões para os 12 minutos de show visual.
    As reservas antecipadas na rede hoteleira estão 15% maiores para o começo do verão, em dezembro, do que no mesmo período do ano passado, segundo o secretário de Turismo, Thiago Velasques.
    “Nossa rede hoteleira tem cerca de 22 mil leitos, mas muitos apartamentos são alugados na temporada. Então, temos Airbnb, Booking, as próprias imobiliárias que fazem esta movimentação”, disse.
    Além do “boom” do turismo, entre dezembro e março, a cidade com 7 dos 10 arranha-céus mais altos do Brasil e com o metro quadrado mais caro do país, continua recebendo visitantes durante todo o ano.
    Para 2024, a expectativa é que ao menos 4 milhões de pessoas passem pela conhecida “Dubai brasileira” de janeiro a dezembro. O aumento gira em torno de 15% no ano, se comparado a 2023.
    “E teremos, também, a temporada recorde de cruzeiros, com cerca de 60 escalas e aproximadamente 160 mil cruzeiristas que terão oportunidade de permanecer em Balneário Camboriú. A cidade tem cerca de 60% de taxa de desembarque em virtude dos atrativos”, afirmou.

    Cidade de 7 dias
    Segundo o secretário, Balneário Camboriú deixou de ser uma cidade de “sol e mar”, o que aumenta para sete dias a permanência dos visitantes, que costumeiramente passavam de quatro a cinco dias no município.
    “Temos belas praias, (selo) Bandeira Azul, comércio e uma gastronomia muito rica, mas também temos, agora, o que basicamente nenhuma outra cidade do Brasil tem em atrativos turísticos exclusivos e parques”, enfatizou.
    Conforme Velasques, com os novos parques e atrativos, o tempo de estadia do turista aumenta “para acompanhar tudo o que a cidade tem a oferecer”.

    Cidades