18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaDefesa Civil alerta para chuva volumosa em SC de até 250mm

    Defesa Civil alerta para chuva volumosa em SC de até 250mm

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

     

    São esperados raios, rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos

    A Defesa Civil de Santa Catarina lançou um alerta de risco alto para temporais e chuvas intensas previstas para ocorrerem de quinta-feira (16) a sábado (18), conforme previsões dos meteorologistas Ana Luiza Dors Wilke e Caio Guerra.

    Os temporais são esperados para começar na madrugada de quinta-feira, inicialmente no Grande Oeste catarinense, atingindo posteriormente o norte do estado. A combinação de uma frente fria com um fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica constitui o cenário ideal para a formação desses temporais, que podem incluir fenômenos como raios, rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos.

    A Defesa Civil enfatiza que as regiões mais afetadas serão as marcadas em laranja no mapa, onde o risco de chuvas é alto, enquanto as áreas em amarelo apresentam risco moderado. O Planalto Sul e Litoral Sul são áreas de particular preocupação, com previsões de acumulados de chuva que podem atingir de 200 a 250 mm.

    Imagem do WhatsApp de 2023 11 16 as 08.01.39 f7e310a7 Visor Notícias
    Defesa Civil alerta para chuva volumosa em SC de até 250mm 2

    Para o Grande Oeste, a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, a expectativa é de que os volumes fiquem entre 150 a 200 mm. As demais regiões do estado não estão isentas de riscos, com acumulados previstos entre 60 a 120 mm, podendo alcançar valores mais altos nas proximidades do Rio Grande do Sul.

    Com o aviso de condições meteorológicas severas, a Defesa Civil insta a população a permanecer vigilante, acompanhar atualizações do tempo e adotar medidas de precaução, evitando áreas de risco e preparando-se para possíveis emergências.

    Fonte: Visor Notícias

    Cidades