16.6 C
Itapema
segunda-feira, maio 20, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSol predomina em grande parte do estado na maior parte do dia...

    Sol predomina em grande parte do estado na maior parte do dia nessa segunda(20)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

    “As cooperativas exercem importante papel, contribuindo com a dinamização...

    Pelo Estado 17/05: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

    Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o...

    Sol predomina em grande parte do estado na maior parte do dia nessa segunda(20)

    segunda-feira (20) inicia com formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e o litoral, que dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao sol que passa a predominar em grande parte do estado na maior parte do dia.

    Entre a tarde e à noite, a nebulosidade aumenta por SC e há chance de chuva fraca e isolada no Grande Oeste devido à combinação de calor e umidade (onde também há possibilidade de temporais bem isolados neste período) e no Litoral Norte devido à circulação marítima, com risco baixo para ocorrências associadas.

    O vento varia de nordeste a leste com rajadas de 30 a 50 km/h à noite no Litoral Sul. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C na Serra e variam entre 13°C e 19°C nas demais regiões. As máximas chegam aos 34°C no Oeste e Extremo Oeste, variam entre 25 e 30°C no Meio-Oeste, Planalto Norte e no Litoral Sul e marcam entre 22°C e 26°C nas demais regiões.

    O risco segue alto para deslizamentos e inundações graduais devido aos volumes de chuva ocorridos nos dias anteriores.

    Mar calmo, com ondas de direção sul/sudeste entre 0,5 m e 1,0 m e picos de 1,5 m em toda a costa catarinense.

    1seg

    TERÇA-FEIRA (21)

    Na terça-feira (21) espera-se a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã do Meio-Oeste ao litoral e no estado o dia fica com variação de nuvens, intercalando com momentos em que o sol aparece. Entre a tarde e à noite o tempo muda em toda SC, com o retorno das pancadas de chuva e temporais isolados associados a raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais, em especial do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido ao forte calor combinado a formação de uma nova frente fria no RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. As temperaturas mínimas variam entre 12 e 16°C nos planaltos, oscilam entre 20 e 24°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 15 e 21°C no restante do estado. As máximas variam entre 26 e 31°C no Planalto Sul, Vale do Itajaí, na Grd. Florianópolis e no Litoral Norte, e marcam entre 30 e 35°C nas demais regiões.

    2ter

    QUARTA-FEIRA (22)

    Na quarta-feira (22), a frente fria avança pelo estado associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões. As pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, já iniciam no período da manhã pelas regiões de divisa com o RS, indo em direção às demais áreas ao longo da tarde. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. O vento varia de sudoeste a sudeste, com fraca intensidade. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 25°C e 28°C no Grande Oeste e de 23 a 26°C nas demais regiões.

    3qua

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Ao longo da quinta-feira (23) a frente fria avança por SC associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões, que por alguns momentos ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (24), o sistema convectivo segue atuando e provocando chuva no Grande Oeste e do centro ao norte do estado, mas com o afastamento da frente e a entrada de um sistema de alta pressão na sua retaguarda, o tempo estabiliza em todas as regiões e a chuva para entre a tarde e à noite.

    rodape

    Elaborado em: 20/11/2023 às 05:00 – N° 324/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades