28.6 C
Itapema
sexta-feira, março 1, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTerça-feira(21) com predomínio de sol em todas as regiões

    Terça-feira(21) com predomínio de sol em todas as regiões

    Em:

    Em Destaque

    Sexta-feira(01) será marcada pelo tempo firme ao longo do dia

     Sexta-feira (01) com predomínio de sol no Grande Oeste, por...

    Terça-feira(21) com predomínio de sol em todas as regiões

    A terça-feira (21) inicia com a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã em várias regiões do estado, especialmente entre os planaltos, Meio-Oeste e regiões próximas ao litoral.

    Ao longo da manhã, a nebulosidade associada a esses nevoeiros dissipam, dando lugar ao predomínio de sol em todas as regiões. A partir do final da tarde, a nebulosidade volta a aumentar em áreas do leste do estado.

    Nas áreas próximas ao RS e principalmente do Oeste, em função do fluxo de calor e umidade da região Amazônica, não descarta-se a formação de pancadas de chuva e temporais muito isolados, entre a tarde e à noite.

    O risco é baixo para ocorrências relacionadas a esses temporais. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 16°C nos planaltos, 16 a 20°C no Grande Oeste e entre 14 e 20°C no restante do estado. As máximas variam entre 26 e 31°C no Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e no Litoral Norte, e marcam entre 31 e 34°C no Extremo Oeste e Litoral Sul.

    Os ventos estarão predominantes de norte/nordeste no litoral e norte/noroeste no interior do estado, com rajadas entre 35 e 45 km/h (pontualmente maiores).

    nivel1 terca

    QUARTA-FEIRA (22)

    Na quarta-feira (22), a frente fria presente sobre o RS avança por SC, que associada a um sistema de baixa pressão, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões. A chuva (pontualmente intensa) e os temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, iniciam no inicio/meio da manhã pelas áreas de divisa com o RS e avançam para as demais regiões entre o final da manhã, tarde e noite. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Os ventos variam de noroeste a nordeste, com rajadas entre 50 e 60 km/h em áreas do Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e pontos da Grd. Florianópolis. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 29°C e 33°C no litoral, Baixo e Médio Vale e de 25°C a 29°C nas demais regiões. O mar fica entre calmo a pouco agitado com ondas entre 0,7 e 1,4 m de leste/nordeste.

    nivel1 quarta

    QUINTA-FEIRA (23)

    Na quinta-feira (23), a influência da frente fria e do sistema de baixa pressão atmosférica, seguem mantendo o tempo instável com condições para pancadas de chuva, pontualmente intensas e temporais isolados, especialmente do centro para o norte do estado. O risco permanece moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais. A partir da noite, o ingresso de ar mais seco já favorece o retorno do tempo firme de forma gradativa para as regiões próximas à divisa com o RS. Durante o amanhecer, as temperaturas variam entre 15°C e 18°C na Serra e de 19°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, oscilam entre 23°C e 25°C no Oeste e Litoral Sul e 26°C a 30°C nas demais áreas. Os ventos do quadrante sul se intensificam ao longo do dia no litoral, incluindo Florianópolis, com rajadas entre 50 e 70 km/h. O mar fica pouco agitado com ondas entre 1,5 e 2,0 m de sul/sudeste.

    quinta

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na sexta-feira (24), o sistema de baixa pressão segue atuando e provocando chuva no Grande Oeste e do centro ao norte do estado (áreas próximas ao PR). Nas demais regiões, o tempo permanece firme. Ao longo do sábado (25), no entanto, a instabilidade com chuvas fracas e temporais isolados segue se fazendo presente no PR e nas áreas de SC que fazem divisa com esse estado (incluindo trechos do Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte).

    rodape 1 2

    Elaborado em: 21/11/2023 às 05:00 – N° 325/2023

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades