20.5 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaO calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva e...

    O calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados nesta quarta-feira(22)

    Em:

    Em Destaque

     

    O calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados nesta quarta-feira(22)

    Na quarta-feira (22), uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão, trás a chuva de volta ao estado. A combinação destes dois sistemas com o fluxo de calor e umidade proveniente do Norte do Brasil, favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de chuva pontualmente intensa.

    Os temporais  iniciam entre o final da madrugada e a manhã pelas áreas de divisa com o RS, avançando para as demais regiões de SC ao longo da quarta. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. 

    O vento sopra fraco e varia de noroeste a nordeste pelo estado, virando de quadrante sul ao longo da tarde nas áreas litorâneas, com rajadas moderadas entre 45 e 60 km/h no Grande Oeste, Planaltos, Litoral Sul e na Grd. Florianópolis.

    As temperaturas mínimas variam entre 21°C e 26°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 17 e 22 nas demais áreas. As máximas oscilam entre 25 e 34°C no Grande Oeste, Planalto Norte e no Litoral Norte e nas demais regiões elas variam entre 19 e 28°C.

    Mar pouco agitado no Litoral Sul, com ondas de direção leste/nordeste e alturas entre  1,0 m e 1,5 m e calmo da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte com ondas entre 0,5 m e 1,0 m.

    1mapqua

    Aviso meteorológico: Temporais com chuva intensa e volumosa entre quarta (22) e quinta-feira (23)

    Capturar 42

    QUINTA-FEIRA (23)

    quinta-feira (23), segue com tempo instável devido a atuação da frente fria combinada ao sistema de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, que seguem mantendo condições para pancadas de chuva pontualmente intensas e para temporais isolados, no Grande Oeste e principalmente do centro ao norte do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Ao longo da noite, o ingresso de uma massa de ar seco favorece o retorno do tempo firme de forma gradativa começando pelas regiões de divisa com o RS. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 20°C no Meio-Oeste e nos planaltos marcam entre 19 e 23°C nas demais áreas. À tarde, as máximas marcam entre 22 e 29°C no Meio-Oeste, em áreas da Grd.Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e do Baixo Vale, variando entre 18 e 25°C no restante do estado. O vento sopra fraco de direção sudoeste no litoral e de quadrante oeste do Grande Oeste aos planaltos, virando de sul ao longo da tarde. Mar pouco agitado em toda a costa catarinense, com ondas de direção leste e alturas entre 1,0 m e 1,5 m.

    2mapqui

    SEXTA-FEIRA (24)

    sexta-feira (21) segue com condição para chuva em áreas de divisa com o Paraná, ainda pela influência da baixa pressão que segue se afastando do estado ao longo do dia, no Grande Oeste o tempo fica mais fechado e nas demais regiões o sol predomina com variação de nuvens, devido a atuação de um sistema de alta pressão que avança por SC na retaguarda da frente fria. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. O vento sopra de direção sul nas regiões litorâneas e de leste no restante do estado, com rajadas moderadas entre 45 e 60 km/h na costa e em pontos do Grande Oeste. As temperaturas mínimas variam entre 8 e 15°C nos planaltos e no Meio-Oeste e oscilam entre 16 e 20°C no restante do estado. As máximas variam entre 19 e 16°C no Extremo Oeste, Planalto Sul e no litoral e marcam entre 15 e 20°C nas demais regiões.

    3mapsex 1

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Ao longo do sábado (25), o tempo fica nublado e com chance de chuva nas áreas de divisa com o PR, devido às instabilidades atuantes nas áreas de divisa com o estado vizinho, no Grande Oeste, Planalto Sul e Vale do Itajaí o sol predomina e nas regiões litorâneas o dia fica com variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol predomina. No domingo (26) um sistema de baixa pressão no Paraguai deixa o tempo instável novamente principalmente em áreas do Grande Oeste e de divisa com o PR, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas. 

    Elaborado em: 22/11/2023 às 05:00 – N° 326/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades