16.6 C
Itapema
segunda-feira, maio 20, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloEquipe de Porto Belo participa de Congresso de Saúde e apresenta programas...

    Equipe de Porto Belo participa de Congresso de Saúde e apresenta programas realizados na cidade

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

    “As cooperativas exercem importante papel, contribuindo com a dinamização...

    Pelo Estado 17/05: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

    Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o...

    Representantes da Secretaria de Saúde de Porto Belo estiveram neste mês de novembro no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Florianópolis e puderam apresentar programas realizados na cidade como cases de sucesso aos demais participantes. O Município apresentou o Programa Ouvir Mais – como estratégia para a promoção da saúde auditiva no SUS, programa Mãe Portobelense – como estratégia humanizada para a assistência à saúde das gestantes, A Odontologia como Estratégia para o Cuidado Integral dos Pacientes Oncológicos e Indicadores do Previne Brasil – Avanço dos resultados após a criação de incentivo variável de gratificação por desempenho.

    O Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde foi realizado pelo COSEMS/SC – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, e organizado por dez COSEMS das três regiões do país. O evento reuniu profissionais, gestores e representantes do setor de saúde, que puderam participar de debates e troca de experiências sobre os desafios enfrentados pelas secretarias municipais de saúde das regiões.

    Em relação ao Programa Ouvir Mais, Porto Belo já realizou em 31 meses mais de 300 atendimentos de triagem para avaliação da capacidade auditiva e realizou a entrega de 202 aparelhos auditivos totalmente gratuitos através do SUS. O Programa Mãe Portobelense, que busca incentivar o acompanhamento multiprofissional de forma completa através do SUS, já realizou a entrega de 150 kits materno infantis a mães que cumprem os requisitos propostos. O trabalho realizado através da odontologia aos pacientes oncológicos também foi apresentado como case de sucesso no Congresso, visto que busca a valorização e conscientização da necessidade da promoção da saúde integral dos pacientes, além de ter realizado readequação dos processos de trabalho, construir novos fluxos e ampliação da carteira de serviços. Porto Belo também apresentou os indicadores do Previne Brasil, mostrando os avanços dos resultados após a criação de incentivo variável de gratificação por desempenho no Município. O previne Brasil representa a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Porto Belo recebeu a nota 9,75, ficando entre as maiores notas do Estado.

    Cidades