22.6 C
Itapema
sexta-feira, maio 10, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaLegislativo celebra com Itapema em noite solene

    Legislativo celebra com Itapema em noite solene

    Em:

    Em Destaque

    Vereadores entregam medalha “Mérito Legislativo 2023” a 13 personalidades de destaque em Itapema, representando diferentes setores da sociedade. Momento especial concedeu título de cidadão honorário ao Tenente Coronel da PMSC, Éder Jaciel, e homenageou os 20 anos de fundação do Grupo Tropeiros do Litoral

    Uma noite para celebrar com Itapema! Esse foi o espírito do Mérito Legislativo 2023, que encheu o plenário da Câmara Municipal de cores, luzes e emoção na noite deste dia 30 de novembro. A premiação, que chega a 6ª edição, é considerada a maior honraria do legislativo e se consolida por enaltecer a cidade e sua maior riqueza: o povo e seus feitos por Itapema!

    Foram 13 medalhas de Mérito Legislativo entregues pelos vereadores de Itapema aos seus indicados deste ano, além da concessão do título de Cidadão Honorário ao Tenente Coronel da PMSC, Éder Jaciel, um dos homenageados da noite. O evento reuniu autoridades locais, imprensa, grandes empresários, servidores do município, advogados e empresas de destaque que, juntos, fazem Itapema ser a pujança que é.

    Noite também de destaque para a cultura local. A cada edição do “Mérito Legislativo”, grupos de Itapema se apresentam no auditório trazendo alegria e arte para a solenidade. O Grupo Tropeiros do Litoral celebrou em grande estilo seus 20 anos de atuação em Itapema, apresentando para o público a coreografia vencedora do Festival de Dança de Joinville 2023. Os Tropeiros receberam homenagem do plenário pela atuação do grupo que leva o nome de Itapema para o mundo.

    Conheça abaixo um pouco da história de cada um dos 13 medalhistas do “Mérito Legislativo 2023”, e ao final, a galeria de imagens do evento.

    Alfredo Marin Júnior

    Natural de Lages, chegou em Itapema em 1997 e foi um dos primeiros advogados da cidade, que naquela época, conta ele, ainda estava “engatinhando” na construção civil e turismo. Juntamente com outros advogados, pleitearam a instalação da Comarca na Cidade, bem como a criação da Subseção da OAB, pois ambas pertenciam à Balneário Camboriú. Foi advogado da Câmara Municipal de Itapema por duas oportunidades, e Procurador Geral do Município de Itapema. É doutor pela Universidade Católica da Argentina. Em 2023, completou 35 anos de advocacia, sendo 26 deles exercidos em Itapema.

    Arão da Silva Neto

    Nativo de Itapema, foi estudante da rede municipal de ensino e se formou em Administração e Marketing pela Univali. Sua trajetória profissional e empreendedora começou cedo e sua dedicação as Instituições Profissionais Financeiras já completam 32 anos de experiência: BESC, Bradesco e, nos últimos 15 anos, na Cooperativa Sicredi Vale Litoral, sendo o primeiro colaborador Sicredi na região. Formou sua primeira equipe com onze colaboradores e, atualmente, conta com mais de 500 pessoas em seu grupo de trabalho. Foi o primeiro gerente da região e, assim, realizou seu principal sonho profissional, sendo em Itapema, conquistando cargo como Gerente Regional, Superintendente e agora Diretor Executivo da Sicredi Vale Litoral. Depois que iniciou sua carreira no banco cooperativo, ganhou um novo sobrenome: Arão do Sicredi!

    Cleverson Tanaka

    Paranaense, chegou em Itapema em 2008, para atuar como radialista na Rádio Cidade, onde faz história e se sagrou como o “Tanaka da rádio”. Conta que na época veio de Itajaí para atuar por apenas 3 meses, mas foi ficando e se apaixonou por Itapema, onde hoje vive com sua família. Tanaka é advogado, corretor de imóveis e empresário. Em todos seus trabalhos, atua com o que tem mais fascínio: o contato com o público, com as pessoas.

    Foi, também, vereador de Itapema eleito de 2017 a 2020, passagem que considera ter sido uma grande faculdade. Tanaka conta que como vereador aprendeu a conviver com diferentes crenças, superar dificuldades e que quatro anos de mandato o fizeram mudar muitas opiniões e entender a complexidade de ser vereador: “um assinatura sua, um voto a favor ou contra, define a vida de muitas pessoas, daí a importância do cargo público. Quiçá todas pessoas pudessem atuar no Legislativo, e entender a importância do que se faz na Câmara Municipal”.

    Eder Jaciel

    O mais novo cidadão honorário de Itapema, recebeu o título durante a noite solene. Paranaense, chegou na região em 2007, quando assumiu o comando do 4º Pelotão da 4ª Companhia do 12º Batalhão de Policia Militar em 2007, no município de Bombinhas. Nos anos seguintes, ainda como Major, ganhou destaque pelo intenso combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, sobretudo no município de Tijucas. Atualmente como Tenente-Coronel, comanda o 31º Batalhão de Polícia Militar, instalado em Itapema e que atende as cidades de Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino. Esse ano, completou 24 anos de carreira na Polícia Militar.

    Josiane Simas

    Professora da rede municipal de ensino há 32 anos. Os pais de Josiane sempre sonharam em vê-la se tornar uma professora, e foram seus apoiadores nessa jornada. Com apenas 16 anos, começou a trabalhar na Biblioteca Municipal enquanto frequentava o magistério à noite. Em 1991, Josiane prestou concurso para a Prefeitura de Itapema e, em 1 de outubro de 1991, tomou posse como professora efetiva, lecionando na “Escola Maria da Glória” no sertão do Trombudo. Em 2001, assumiu o cargo de diretora da “Escola Maria da Glória” no sertão do Trombudo, onde sua jornada educacional havia começado. Em 2010, foi convidada para assumir a nova escola construída no Sertão do Trombudo: a “Escola Paulo Reis”. Durante todos esses anos, a “Paulo Reis” participou de diversos programas federais e estaduais, incluindo o programa de “Escolas Irmãs”, que promoveu intercâmbios pedagógicos e culturais com uma escola de São Paulo. Esse programa rendeu à “Escola Paulo Reis” um prêmio entregue pelo presidente da República no Palácio do Planalto.

    Juliano Oliveira

    Nativo de Itapema, advogado, e também conhecido como o “google da Câmara”. Mas antes de ingressar sua carreira no Legislativo de Itapema foi caixa de restaurante, atendente em uma fábrica de massas, atuou na construção civil – sendo estas duas últimas empresas de propriedade de seus padrinhos, que além de seus pais e familiares, conta que foram os responsáveis por toda a sua jornada profissional.

    Começou sua história como servidor de Itapema em 2004, quando começou a trabalhar na Câmara Municipal, por intermédio do seu padrinho Eraldo Mafra (in memoriam). De lá para cá, são quase vinte anos de serviços prestados ao Município de Itapema, vários foram os presidentes e legislaturas que confiaram em seu trabalho nestas duas décadas em que praticamente toda a legislação do município passou pelas suas mãos, enquanto Secretário de Administração do Legislativo. Juliano conta que, seja através de um protocolo, de uma leitura em sessão ou por debates junto aos vereadores que sempre lhe permitiram participar das discussões, em 20 anos, todos Projetos de Lei votados em Itapema, passaram por suas mãos, o que lhe é motivo de muito orgulho.

    Marinês Kepler Nunes

    Gaúcha que chegou jovem em Itapema, aos 18 anos! Técnica de Enfermagem, Mari ingressou na Prefeitura de Itapema em 1993 e desempenhou vários cargos na área da saúde. Em 2002, foi transferida para a Secretaria de Assistência Social, onde ocupou cargos de direção até 2006. Nesse ano, foi convidada a fazer parte da equipe da vereadora Zulma Souza como assessora parlamentar. Já em 2009, recebeu o mesmo convite da então vereadora Nilza Simas, que na época era presidente da Câmara Municipal. Em 2016, Mari participou ativamente da campanha eleitoral que elegeu a primeira mulher prefeita de Itapema, Nilza Simas. No ano seguinte, assumiu o cargo no executivo como Assessora Especial de Gabinete. No governo atual, Mari também ocupou o cargo de Secretária de Assistência Social e Lazer e, atualmente, está à frente da pasta de Administração do Município. Nessa trajetória desta técnica de enfermagem que também se formou em Gestão Pública, lá se vão 30 anos de dedicação ao município de Itapema.

    Osvaldo da Silva Neto

    Nascido em Itajaí, chegou em Itapema com 8 anos de idade. Com 18 anos começou a trabalhar na Prefeitura como agente de endemias, passando por vários setores da saúde. Em 2006 assumiu um cargo de assessor parlamentar no gabinete da vereadora Zulma de Souza, seguindo na Câmara no mandando seguinte com a então vereadora Nilza Simas. Em 2013 foi nomeado Diretor de Frotas da Secretaria de Saúde, cargo que também exerceu nos primeiros meses do mandato da prefeita Nilza Simas. Assumiu, em meados de 2017, a Secretaria de Obras e Transportes, onde segue trabalhando. Neto é técnico em Tecnologia da Informação e tem formação e Gestão Pública. Sempre atuante nas campanhas eleitorais, acumula vitórias como coordenador de campanhas, tanto no legislativo municipal, quanto no estadual.

    Roderjan Volaco

    Paranaense que vive há 33 anos em Itapema. Desde que chegou na Costa Esmeralda, apostou que aqui está o centro de Santa Catarina. Jango – como é conhecido entre os amigos – é, hoje, presidente de seis das suas empresas. É contabilista formado no magistério e corretor de imóveis. Nos anos 90, quando chegou em Itapema, fundou a Roderjan, empresa de contabilidade e administração de condomínios, que hoje gera 200 empregos diretos na cidade. Sempre se dedicou à entidades de classe, sendo vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapema (CDL), e no ano de 2001, foi o presidente-fundador da Acita (Associação Empresarial de Itapema e Porto Belo).

    Foi na gestão da Acita, em 2008, que atuou na fundação da Cooperativa de crédito Sicredi Vale Litoral, ao lado de um grupo de empresários. Na cooperativa, Jango está há 15 anos como vice-presidente. Recentemente, foi reeleito para mais um mandato de quatro anos,até 2027.

    Em 2015, começou a escrever um importante capítulo para a construção civil da Costa Esmeralda: fundou a Vokkan Urbanismo S.A., voltada ao desenvolvimento de bairros planejados. Assim, nasceu o Vivapark Porto Belo, bairro que acomodará 25 mil pessoas, se tornando o primeiro projeto do mundo a atingir o nível platinum no selo “Leed for Communities”, conquista pela promoção da qualidade de vida e planejamento urbano sustentável. Essa certificação permitiu premiações internacionais, destacando o município vizinho de Porto Belo e, por consequência, Itapema e toda a região da Costa Esmeralda. Roderjan segue empreendendo, e agora leva o conceito de bairro parque para a cidade de Navegantes, num projeto onde no futuro irão habitar 60 mil pessoas.

    Silva e Silva

    A história do escritório de advocacia começa em 1993, quando Cássia Cristina da Silva e Celso Almeida da Silva, sócios fundadores, foram para Sinop/MT para participar de um concurso público. Ambos cariocas, atuaram durante anos no Mato Grosso, até Celso pedir exoneração do Poder Judiciário, no ano 2000, para se dedicar ao lado de Cássia à iniciativa privada. Em pouco menos de três anos juntos no escritório, o casal abriu duas novas filiais nas cidades de Vera/MT e Feliz Natal/MT. Já no ano de 2007, movidos por um projeto particular de residir no litoral, os fundadores decidiram que a cidade de Itajaí, seria a eleita para abrigar a mais nova filial. Os negócios foram crescendo e, em 2011, o “Silva e Silva” chegou em Itapema.

    Já em 2013, o Silva e Silva concluiu uma fusão com a banca do Desembargador aposentado, Dr. Antônio Fernando do Amaral e Silva e do Dr. William Medeiros de Quadros, desencadeando a abertura de nova unidade na cidade de Florianópolis.

    Em 2023, o escritório completa 30 anos de atuação, e comemora mais uma conquista:  o ingresso do desembargador aposentado Fernando Carioni na equipe. O “Silva e Silva” conta, hoje, com aproximadamente 100 colaboradores espalhados entre as unidades de Itapema (matriz), Florianópolis e Sinop.

    Tábitha Zanella

    Advogada natural de Itajaí, veio com a família para Itapema em 1994. Trabalha no escritório de advocacia da família, ao lado do seu pai Valdir Luís Zanella, do irmão, Valdir Zanella Júnior. Sempre envolvida com a OAB, foi Delegada da Caasc em 2007, Diretora da Caas em 2016, e em 2017, foi Procuradora da Câmara de Itapema.

    Atual presidente da OAB subseção de Itapema, Thábita tem marcado a história da entidade e conta que desde o primeiro dia atua para realizar diversas ações, especialmente às mulheres. À frente da entidade, fundou o projeto “OAB por Elas”, através do qual advogadas voluntárias de Itapema prestam atendimento em sistema de plantão, oferecendo acolhimento, orientação e o devido encaminhamento judicial para mulheres carentes em situação de violência. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com o Poder Executivo e Legislativo, e Polícia Civil, prestando assistência direta à sociedade.

    Ulisses Rafael

    Major da Polícia Militar, Ulisses Rafael é natural de Araranguá. Formado em Direito, especialista em Direito Processual, Formação de Oficiais, Inteligência Criminal, Gestão da Segurança Pública e, ainda, tem licenciatura em Educação Física. Iniciou sua carreira como oficial da PMSC no ano de 2011, atuando nas cidades de Joinville e Araranguá, até chegar em Itapema.

    De 2020 a 2022 comandou a 4ª Companhia/12ºBPM, atual 31º Batalhão de Polícia Militar. Nesse período, enfrentou grandes desafios para dar continuidade aos feitos dos nossos antecessores, que tanto contribuíram para o engrandecimento da história do atual Batalhão. Muitas vezes atuou de forma anônima e sem esperar grandes reconhecimentos. Ulisses faz questão de agradecer aos dedicados policiais militares, que o apoiaram nas atividades desenvolvidas em prol do crescimento do batalhão a qual Itapema pertence. Hoje é morador da cidade de Itapema e atualmente é subcomandante do 31º BPM de Itapema.

    Xavier Legarrea Cañas

    Cariosa de São João do Meriti, Xavier Legarrea chegou em Itapema com 16 anos, em 1979. Foi incentivado a ingressar na vida pública pelo seu sogro, o falecido ex prefeito de Itapema, Francisco Vitor Alves. Exerceu três mandatos como vereador de Itapema. Foi eleito primeira pela vez no ano 2000, pelo Partido do PFL. Em 2003, já no MDB, assumiu a Secretaria de Turismo. Em 2012, foi reeleito vereador e também presidente do Poder Legislativo, sagrando-se como um dos melhores gestores da instituição. Em 2016, foi reeleito não só vereador da cidade como também presidente da Câmara, deixando seu legado a frente desta instituição, o que vale citar algumas ações de destaque: implantou o ponto eletrônico aos servidores do Legislativo; criou o programa Câmara Cultural; o fim do recesso parlamentar de julho na Câmara Municipal.

    No âmbito pessoal, é conhecido também pelas corridas de enduro, paixão que faz parte da família e é seguida pelo seu filho Felipe e seu netos João e Joaquim, todos competidores de enduro, esporte que também já lhe rendeu algumas diversas fraturas. Neste quesito, também exerceu a profissão de mecânico de motos. Xavier e sua família são moradores do Bairro Alto São Bento. Atualmente, trabalha na administração da Câmara Municipal.

    Cidades