20.8 C
Itapema
segunda-feira, maio 20, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaNesta terça-feira (05), o leste catarinense segue sob influência da circulação marítima

    Nesta terça-feira (05), o leste catarinense segue sob influência da circulação marítima

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

    “As cooperativas exercem importante papel, contribuindo com a dinamização...

    Pelo Estado 17/05: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

    Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o...

    Nesta terça-feira (05), o leste catarinense segue sob influência da circulação marítima

    No Grande Oeste, uma área de baixa pressão atmosférica aliada ao fluxo de calor e umidade do norte do país favorece o desenvolvimento de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas. 

    As temperaturas máximas não passam dos 20°C nos planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis serrana.

    Os ventos sopram de leste no litoral e de nordeste no Grande Oeste, com intensidade fraca. O mar fica agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com ondas de leste/sudeste e alturas entre 2,0 e 2,5 m.

    2ter

    QUARTA-FEIRA (06)

    Na quarta-feira (06), a formação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul e o fluxo de calor e umidade do norte do país fornecem condições para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões catarinenses. Os temporais devem iniciar ainda pela manhã no Grande Oeste, mas ganham força à tarde e se espalham para o restante do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. Ventos de noroeste pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas máximas oscilam entre 25°C e 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul.

    3qua

    QUINTA-FEIRA (07)

    Uma frente fria se forma na quinta-feira (06), reforçando as instabilidades e mantendo a condição para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em todo o estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. Os temporais devem ocorrer durante todo o dia, mas é a partir da tarde que eles ganham força e apresentam maior risco. Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 50 km/h. As temperaturas máximas superam os 30°C em todo o litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

    3qua

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na sexta-feira (08), um sistema de alta pressão avança pelo estado a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas a frente fria ainda segue atuando e provocando chuvas nas regiões de divisa com o Paraná. No sábado (09), a circulação marítima provocada pela alta pressão deixa o tempo nublado e traz chance de chuvas fracas para o litoral.

    rodape 1 2

    Elaborado em: 05/12/2023 às 05:00 – N° 339/2023

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades