28.6 C
Itapema
sexta-feira, março 1, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTempo instável nesta quarta-feira(06)

    Tempo instável nesta quarta-feira(06)

    Em:

    Em Destaque

    Sexta-feira(01) será marcada pelo tempo firme ao longo do dia

     Sexta-feira (01) com predomínio de sol no Grande Oeste, por...

    6 de dezembro de 2023

    Tempo instável nesta quarta-feira(06)

    O processo de formação de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e o fluxo de calor e umidade do norte do país fornecem condições para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões catarinenses nesta quarta-feira (06).

    Os temporais devem iniciar entre a manhã e o início da tarde entre o Oeste e os planaltos, ganhando força ao longo da tarde, quando se espalham para o restante do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.

    Ventos de noroeste no interior do estado e de norte/nordeste no litoral, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas entre 15°C e 18°C entre os planaltos e de 19°C a 23°C nas demais regiões.

    Antes das instabilidades, as temperaturas se aproximam dos 30°C em diferentes regiões do estado, como o Extremo Oeste, parte do Vale do Itajaí e ao longo do litoral.

    Mar pouco agitado com ondas de leste entre 1,3 e 2,0 m.

    3qua

    Atenção Meteorológica DC/SC 05/12 – Temporais entre quarta (06) e quinta-feira (07)

    Entre quarta (06) e quinta-feira (07), as condições meteorológicas são favoráveis para ocorrência de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo! Os acumulados de chuva variam entre 50 e 70 mm, com pontuais acima. Em alguns momentos a chuva aparece intensa e volumosa, podendo ocasionar alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

    QUINTA-FEIRA (07)

    Na quinta-feira (07), o deslocamento da frente fria do RS em direção a SC reforça as instabilidades e mantém a condição para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em todo o estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. A chuva e os temporais devem ocorrer principalmente entre a tarde e à noite. Antes das instabilidades, a sensação será de calor e abafamento, com temperaturas máximas entre 32°C e 37°C em trechos do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte e entre 27°C e 31°C nas demais regiões, com valores menores nos pontos de maior altitude da serra. Mar pouco agitado com ondas de leste entre 1,0 e 1,5 m.

    3qua

    SEXTA-FEIRA (08)

    Na sexta-feira (08), a frente fria se afasta gradativamente de SC, favorecendo o avanço de uma massa de ar seco que já garante o retorno do tempo firme para áreas do Grande Oeste e Planalto Sul. Nas áreas litorâneas e do Vale do Itajaí, no entanto, o deslocamento da frente fria ainda causa pancadas de chuva entre a madrugada e o período da manhã, com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas às chuvas. Os ventos passam a soprar de sul/sudeste com fraca intensidade no interior do estado e com rajadas moderadas ao longo do litoral, incluindo a região de Florianópolis e do Baixo Vale com rajadas entre 50 e 70 km/h, representando risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos e queda de galhos e árvores. As temperaturas irão apresentar declínio ao longo do dia, com os menores valores sendo observados no final do dia com marcas próximas dos 8°C na Serra e entre 11°C a 17°C nas demais regiões. O mar vai ficando agitado no decorrer do dia, com ondas de sul/sudeste entre 2,0 e 3,0 m.

    nivel1 sexta

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (09), o sistema de alta pressão, garante tempo firme na maior parte do estado, com exceção de áreas do litoral, onde a circulação marítima favorece maior presença de nuvens e a ocorrência de chuviscos esparsos. No domingo (10), o processo de formação de uma nova frente fria favorece o retorno da chuva e dos temporais a grande parte do estado, começando pelas áreas do Grande Oeste entre a madrugada e manhã, se espalhando pelas demais regiões ao longo do dia.

    rodape 1 2

    Elaborado em: 06/12/2023 às 05:00 – N° 340/2023

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades