23.7 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaOnda de calor pode atingir o sul nos próximos dias com temperaturas...

    Onda de calor pode atingir o sul nos próximos dias com temperaturas super altas

    Em:

    Em Destaque

    Uma massa de ar muito quente está se deslocando do norte da Argentina e do Paraguai em direção aos estados do Sul.

    O Brasil se prepara para enfrentar uma intensa onda de calor, com temperaturas surpreendentemente altas, conforme alerta da MetSul. Uma massiva corrente de ar quente avança do norte da Argentina e do Paraguai em direção aos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, prometendo máximas próximas ou superiores aos 40ºC.

    Impactos Regionais

    No Rio Grande do Sul, o calor intenso é esperado a partir da segunda metade desta semana, persistindo até a semana seguinte. A capital, Porto Alegre, verá temperaturas extremas no domingo, variando entre 24ºC e 37ºC, segundo a Climatempo. A MetSul alerta para máximas entre 37ºC e 39ºC na região da Grande Porto Alegre e nos vales, com possibilidade de valores ainda mais elevados localmente. O Centro-Oeste do país, normalmente chuvoso nesta época, também será surpreendido por temperaturas dignas de primavera, atingindo até os 40ºC, como previsto em Cuiabá (MS).

    Efeitos do El Niño e Aquecimento Global

    Essa onda de calor excepcional é atribuída ao fenômeno El Niño, que, segundo a Organização Mundial de Meteorologia, atinge seu pico neste fim de ano. O aquecimento global também contribui para a intensificação do El Niño, gerando eventos climáticos extremos e altas temperaturas registradas ao longo do ano no Brasil.

    Cidades