20.5 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioUncategorizedNesta sexta-feira (15) a influência de uma massa de ar quente e...

    Nesta sexta-feira (15) a influência de uma massa de ar quente e seco mantém o tempo ensolarado em grande parte do estado

    Em:

    Em Destaque

    Nesta sexta-feira (15) a influência de uma massa de ar quente e seco mantém o tempo ensolarado em grande parte do estado

    Na sexta-feira (15) devido a influência de uma massa de ar quente e seco, o tempo se mantém ensolarado em grande parte do estado, porém entre a tarde e a noite, devido ao aquecimento e a oferta de umidade há probabilidade de ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências associadas. No litoral e em áreas próximas há chance de chuva fraca e isolada entre a noite e a madrugada de sábado, devido a circulação marítima.

    O vento sopra de direção norte/nordeste com intensidade fraca e rajadas moderadas no Litoral Sul.

    As temperaturas mínimas variam entre 18 e 20°C entre os planaltos e oscilam entre 20 e 26°C nas demais regiões. As máxima marcam entre 31 e 40°C no Oeste e Extremo Oeste e entre 28 e 35°C no restante do estado.

    Mar pouco agitado no Litoral Sul, com ondas de direção leste/nordeste e altura entre 1,0 e 1,5 m. Mar calmo da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, com altura entre 0,5 e 1,0 m.

    mapp1

    SÁBADO (16)

    No sábado (16), o sol predomina no estado em grande parte do dia, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades com o calor e a umidade presentes na atmosfera, favorece a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas e também ocorre chuva fraca e isolada no litoral e em áreas próximas devido a circulação marítima. O vento sopra de direção nordeste/leste, com intensidade fraca a moderada, com rajadas entre 40 e 60 km/h do Litoral Sul à Grd. Florianópolis entre a tarde e a noite. As Mínimas variam entre 16 e 20°C entre os planaltos e oscilam entre 19 e 26°C nas outras áreas. As máximas ficam entre 20 e 30°C no Planalto Sul, variam entre 28 e 35°C do Meio-Oeste ao litoral, chegando aos 40°C no Oeste e Extremo Oeste.

    mapp2

    DOMINGO (17)

    No domingo (17)o sol segue predominando durante a maior parte do período em Santa Catarina. Novamente entre a tarde e a noite, instabilidades atmosféricas fornecem condições para pancadas de chuva e temporais isolados no Meio-Oeste, nos planaltos e no Litoral Sul, o risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. No restante do litoral e nas proximidades, há chance de chuvas rápidas nos extremos do dia. O vento sopra com intensidade fraca a moderada pelo estado, variando de direção sudeste a sudoeste, com rajadas moderadas entre 40 e 60 km/h do Litoral Sul à grd. Florianópolis. As mínimas oscilam entre 14 e 19°C no Meio-Oeste e planaltos e variam entre 20 e 26°C no restante do estado. As máximas oscilam entre 30 e 35°C no Grande Oeste, Planalto Norte, no Alto e Médio Vale e no Litoral Sul e variam entre 28 e 31°C nas demais regiões.

    mapp3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a segunda-feira (18) e a terça-feira (19) um sistema de baixa pressão atmosférica aliado ao processo de formação de uma frente fria no RS favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões de SC, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. 

    rodape

    Elaborado em: 15/12/2023 às 05:00 – N° 349/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades