21.1 C
Itapema
sábado, abril 27, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloPorto Belo realiza alfandegamento do primeiro navio após 22 anos

    Porto Belo realiza alfandegamento do primeiro navio após 22 anos

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    O município de Parto Belo recebe nesta terça-feira (09) o MSC Musica, o primeiro Navio alfandegado, ou seja, nacionalizado na cidade após 22 anos. O transatlântico vem da Argentina e fará a sua primeira parada no Brasil em Porto Belo, com 2. 500 turistas a bordo.
    A luta pelo alfandegamento em Porto Belo se arrasta por décadas. O último navio alfandegado na cidade foi em 2002. A medida abre portas para o aumento de escalas internacionais na cidade e assim, o fomento do turismo, que consequentemente contribui para a economia local.
    A conquista se dá pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com foco no alfandegamento, desde 2017. No último ano o trabalho foi intensificado através de ações concretas para organização e estruturação do espaço, até que pudesse ser realizada a primeira escala. Trata-se, neste primeiro momento, de uma escala teste, que se repetirá no dia 17 de janeiro, quando o navio fará novamente em Porto Belo sua primeira escala nacional em mais uma viagem e será novamente alfandegado.
    O prefeito em exercício Ailto Neckel destaca a importância do trabalho realizado pela equipe e os esforços do prefeito Joel Lucinda, que acompanhou esta luta desde a década de 90, quando já atuava como vereador. “No último ano intensificamos os esforços para tornar o alfandegamento realidade. Esta é uma grande conquista para Porto Belo, que mantém o título de Capital Catarinense dos Transatlânticos, e retoma um espaço que luta para manter há muitos anos, como destino turístico de navios. Parabéns à equipe da fundação de Turismo e nossa gratidão também ao prefeito Joel, que luta por esta conquista desde o início da sua vida política, há mais de 20 anos” – destaca o prefeito em exercício.
    Durante o processo de organização que ocorreu nos últimos anos, houve a construção do Terminal Turístico de Passageiros junto ao Píer Municipal, adequação da operação no local, capacitação de servidor da área da Segurança Pública para atuar no Segurança Portuária, além de reuniões com os órgãos competentes que aprovam a atividade no país e demais grupos de discussão para auxiliar na reformulação da legislação voltada para as instalações portuárias de Turismo. O Município também contou com o apoio da ACIP e CLD de Porto Belo.
    As duas primeiras escalas, realizadas neste dia 09 e 17 de janeiro, serão consideradas escalas testes, para que possam ser feitas avaliações, e se necessário, novas adequações no local e serviço prestado. Considerando estas escadas, no próximo ano, Porto Belo poderá receber um número ainda maior de escalas internacionais.

    Cidades