21.1 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaNesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme mas deve acontecer...

    Nesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme mas deve acontecer novos temporais

    Em:

    Em Destaque

    Nesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme mas deve acontecer novos temporais

    Nesta quarta-feira (10), o dia amanhece com tempo firme, mas entre a tarde e a noite o processo de formação de uma frente fria, juntamente com a disponibilidade de calor e umidade, favorece o desenvolvimento de novos temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões catarinenses. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. 

    O calor segue predominando à tarde, com temperaturas entre 33 e 35°C na maior parte do estado e podendo chegar aos 37°C em cidades do Grande Oeste, Litoral Sul, Alto Vale e norte catarinense.

    Os ventos sopram, principalmente, do quadrante norte com fraca a moderada intensidade.

    ter

    Observação Meteorológica DC/SC 09/01: Temporais e chuva intensa entre quarta (10) e quinta-feira (11)

    Elaborado em: 09/01/2024 às 17:10 – N° 005/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Entre essa quarta (10) e quinta-feira (11), o processo de formação de uma frente fria e a disponibilidade de calor e umidade, favorecem um novo período propício ao desenvolvimento de temporais com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo no estado de Santa Catarina. Na quarta-feira (10), a instabilidade deve iniciar mais uma vez entre a tarde e a noite, se prolongando por toda quinta-feira (11). Apesar disso, em ambos os dias, o sol aparece e as temperaturas apresentam elevação. Em todo estado, o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disso, em curtos períodos de tempo a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais.

    Captura de tela 2024 01 09 170616 1024x519 1

    QUINTA-FEIRA (11)

    Na quinta-feira (11), a frente fria avança, provocando temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em todas as regiões, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o norte catarinense. As chuvas devem avançar pelas áreas de divisa com o RS ainda pela manhã, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais. Nas áreas de divisa com o RS as temperaturas variam pouco, permanecendo na casa dos 20 aos 23°C. No restante do estado o calor se intensifica antes das chuvas, principalmente no norte, onde as máximas ficam entre 35 e 37°C.

    11

    SEXTA-FEIRA (12)

    Na sexta-feira (12), a frente fria se afasta e uma alta pressão passa a atuar, favorecendo tempo firme no Grande Oeste. Na metade leste do estado, especialmente no litoral, o fluxo de umidade do oceano em direção à costa favorece o tempo mais fechado, com chance de chuvas ao longo do dia. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. À tarde as temperaturas ficam entre 27 e 31°C em boa parte do estado, com exceção de áreas entre o Planalto e o Litoral Sul, onde as máximas não devem passar dos 25°C. Ventos de sul sopram constantes no litoral catarinense, com rajadas entre 50 e 60 km/h. A agitação marítima também aumenta, com ondas de sudeste em torno de 2,0 m em toda a costa e picos de até 2,5 m no Litoral Norte.

    12

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No final de semana o tempo firme predomina e o calor volta a se intensificar no estado, principalmente no domingo (14), quando as máximas ficam entre 33 e 35°C em praticamente todas as regiões e podem ficar na casa dos 38°C no Litoral Sul e no Extremo Oeste.

    rodape 1

    Elaborado em: 10/01/2024 às 05:00 – N° 010/2024

    Meteorologista: Nicolle Reis

    Cidades