32.1 C
Itapema
sexta-feira, fevereiro 23, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaFinal de semana começa com temperaturas amenas e termina com calor intenso...

    Final de semana começa com temperaturas amenas e termina com calor intenso e temporais em Santa Catarina

    Em:

    Em Destaque

    Final de semana começa com temperaturas amenas e termina com calor intenso e temporais em Santa Catarina

    Após uma semana marcada por altas temperaturas e temporais típicos de verão, o final de semana inicia com temperaturas amenas e tempo nublado em grande parte de Santa Catarina.

    Nesta sexta-feira (12), as temperaturas no período da tarde ainda passam dos 30°C no Extremo Oeste e Oeste, já nas demais regiões variam entre 23°C e 28°C. Ainda há condições para temporais isolados no Grande Oeste e parte dos planaltos, mas o risco para ocorrências é baixo. No restante do estado, o predomínio é de tempo nublado, o que contribui para manter as temperaturas mais amenas.

    No sábado (13), o tempo firme predomina do Extremo Oeste aos planaltos, onde as temperaturas máximas superam os 30°C em boa parte das regiões, chegando aos 36°C no Extremo Oeste. No litoral e Vale do Itajaí, a circulação marítima favorece a formação de nebulosidade e não se descarta o registro de chuviscos isolados.

    O processo de formação de uma frente fria no oceano durante o domingo (14) instabiliza o tempo e favorece o desenvolvimento de temporais em Santa Catarina, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Os ventos de norte trazem calor e umidade para o estado e as temperaturas voltam apresentar marcas acima dos 35°C no litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste.

    Na segunda-feira (15), segue a condição de tempo instável e calor intenso, com chance de novos temporais entre a tarde e a noite e temperaturas máximas chegando aos 38°C no norte do estado. No restante da semana o tempo continua instável, e entre a terça e a quarta-feira a formação de uma nova frente fria pode trazer altos volumes de chuva para o estado.

    É comum que em dias quentes de verão aconteçam mudanças bruscas no tempo, com ocorrências dos temporais de final de tarde. Por isso, nos dias mais quentes a SDC recomenda aumentar a hidratação, evitar o sol entre às 10h e às 16h para evitar insolação e desidratação. Atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes. Em caso de temporais e chuva intensa busque algum lugar abrigado e não entre em contato com a água.

    A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. 

    #DEFESACIVILSOMOSTODOSNÓS

    Elaborado em: 12/01/2024 – N° 002/2024

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades