24 C
Itapema
domingo, abril 28, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaNesta sexta-feira (12) a frente fria se afasta de Santa Catarina

    Nesta sexta-feira (12) a frente fria se afasta de Santa Catarina

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    Nesta sexta-feira (12)a frente fria se afasta de Santa Catarina

    Uma área alongada de baixa pressão somada ao transporte de umidade do oceano, seguem mantendo o tempo instável na maioria das regiões. Os períodos de melhoria com sol se intercalam com pancadas de chuva. Entre o Oeste,  Vale do Itajaí e Planalto Norte, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas e não se descarta temporais de forma isolada. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. 

    O vento varia de nordeste a sudeste no interior do estado e sopra de sudeste/sul no litoral e proximidades, com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 50-60 km/h no litoral e proximidades.

    As temperaturas mínimas ocorrem no final do dia, variam entre 12 e 17°C entre os planaltos e  Grd. Florianópolis serrana e de 18°C a  24°C nas demais áreas, incluindo litoral e Oeste. Temperaturas máximas entre 24°C (Litoral Sul) e próximas dos 30°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

    Captura de tela 2024 01 11 212149

    SÁBADO (13)

    No sábado (13), a influência de uma área de alta pressão favorece o retorno do tempo firme a grande parte do estado, com predomínio de sol no Oeste. Entre o Meio-Oeste e litoral, maior nebulosidade e chance de chuva fraca passageira devido a circulação marítima. Não há risco para ocorrências meteorológicas. O vento sopra com fraca a moderada intensidade, de direções variadas entre 30 e 50 km/h pelo estado. As temperaturas ficam mais amenas que nos dias anteriores, com mínimas entre 10 e 14°C entre os Planaltos, Meio-Oeste, Grande Florianópolis serrana e Alto Vale  e entre 16 e 22°C nas demais áreas, com os maiores valores no litoral. À tarde, temperaturas variam entre 27°C e 34°C no Grande Oeste e 24 a 29°C nas demais regiões, com valores ligeiramente menores nas áreas de maior altitude.

    Captura de tela 2024 01 11 214155

    DOMINGO (14)

    O domingo (14) começa com predomínio de sol e tempo firme na maioria das áreas. Uma área de baixa pressão no interior do continente e a aproximação de uma nova frente fria com trajetória pelo litoral do RS e sul de SC no final do dia, favorecem aumento de nebulosidade ao longo do dia. Entre a tarde e à noite, espera-se a formação de pancadas típicas de verão e temporais isolados pelo estado, começando pelas áreas próximas ao RS com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Os ventos variam de noroeste no interior do estado a nordeste no litoral com rajadas entre 35 e 50 km/h. No amanhecer, temperaturas entre 15°C e 19°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis serrana e de 19°C a 24°C nas demais áreas. À tarde faz calor com temperaturas próximas ou acima dos 30°C na maioria das regiões, com destaque para trechos do Litoral Sul e Extremo Oeste que podem se aproximar dos 34/36°C.

    Captura de tela 2024 01 12 045654

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre segunda (15) e terça-feira (16), a passagem de uma frente fria com trajetória oceânica e a influência de uma área de baixa pressão atmosférica, respectivamente, mantém o tempo instável no estado com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente da tarde para noite com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. As temperaturas seguem altas no período com sensação de abafamento em todo estado.

    Elaborado em: 12/01/2024 às 05:00 – N° 012/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades