21.6 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaIntensificação de um sistema de baixa pressão no RS influencia o tempo...

    Intensificação de um sistema de baixa pressão no RS influencia o tempo em SC

    Em:

    Em Destaque

    Intensificação de um sistema de baixa pressão no RS influencia o tempo em SC

    Na terça-feira (16), a intensificação de um sistema de baixa pressão no RS, fornece condições para a formação de temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais. A chuva mais intensa deve ocorrer principalmente entre o Meio-Oeste e o litoral catarinense a partir da tarde, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

    O vento sopra de direção norte/noroeste com intensidade fraca, com rajadas de até 45 km/h do Grande Oeste ao Planalto Norte.

    As temperaturas seguem altas, variando no amanhecer entre 12 e 20°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale e entre 19 e 26°C nas outras áreas. À tarde as máximas oscilam entre 25 e 30°C no Planalto Sul e entre 29 e 38°C pelo estado.  O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias. 

    Mar calmo em toda a costa catarinense com ondas de direção sul/sudeste e alturas entre 0,5 e 1,0 m.

    mapppa1

    QUARTA-FEIRA (17)

    Na quarta-feira (17), a formação de uma frente fria sobre o RS e seu avanço por SC, favorece a ocorrência de chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado vizinho entre a madrugada e manhã. Entre a tarde e à noite, o avanço das instabilidades pelo estado somado à oferta de calor e umidade, intensifica os temporais que avançam em direção às demais áreas catarinenses. O risco é alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas pontuais, nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul, Alto Vale e da Grande Florianópolis e moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados no Grande Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. O vento sopra fraco a moderado de direção noroeste/oeste em todo o estado ao longo da manhã, virando de direção sudeste/leste a partir da tarde no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 70 km/h em todas as regiões. O risco relacionado aos ventos é baixo a moderado. As temperaturas mínimas oscilam entre 20 e 28°C no Oeste, Extremo Oeste e na costa da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte e variam entre 18 e 24°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 20 e 28°C no Planalto Sul e variam entre 27 e 38°C no restante do estado. O risco permanece baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

    mapppa2

    QUINTA-FEIRA (18)

    Na quinta-feira (18), o tempo segue instável durante todo o período no estado, devido a influência da frente fria combinada a uma área de baixa pressão. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais, principalmente nas áreas do centro ao leste do estado. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, de direção noroeste/oeste do Grande Oeste aos planaltos e de direção sul/sudeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 70 km/h nas áreas de divisa com o PR à tarde. A sensação de calor e abafamento ainda segue, com temperaturas mínimas variando entre 17 e 25°C por SC e com máximas marcando entre 21 e 26°C no Planalto Sul e entre 24 e 34°C nas demais áreas. O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

    mapppa3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS,

    Entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), instabilidades atmosféricas seguem mantendo o tempo instável em SC, com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.  As temperaturas máximas seguem altas no estado, variando de 25 e 35°C na sexta, no sábado elas diminuem, variando entre 23 e 28°C.

    rodape 1

    Elaborado em: 16/01/2024 às 05:00 – N° 016/2024

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades