22.6 C
Itapema
sexta-feira, abril 26, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaInscrições abertas para programa de capacitação de candidatos a vereador e prefeito

    Inscrições abertas para programa de capacitação de candidatos a vereador e prefeito

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    fotonoticia 311023 Comissao Casan RZE

    Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, a partir das 19h, os interessados em participar do Academia Limpe, programa de capacitação para futuros candidatos a vereador e prefeito, lançado de forma inédita pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), podem se inscrever gratuitamente pelo site www.academialimpe.com.br.
    O nome Academia LIMPE nasceu dos 5 princípios que regem a administração pública e, portanto, norteiam o mandato do parlamentar e agora serão os pilares da qualificação oferecida aos candidatos:
    · Legalidade: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei;
    · Impessoalidade: a supremacia do interesse público sobre o particular e a imparcialidade. Veda a autopromoção;
    · Moralidade: é a base ética, formada pela permissão legal e a finalidade dos atos e condutas do agente público;
    · Publicidade: os atos devem ser públicos e abertos, por meio de divulgação oficial, sem que caracterize promoção pessoal;
    · Eficiência: todos os atos devem ser conduzidos de forma mais eficiente e eficaz possível.
    Baseado nestas premissas, o programa foi formulado por especialistas em políticas públicas, fiscalização e campanhas políticas. O processo seletivo será realizado em cinco etapas: análise de currículo, prova de conhecimentos gerais e específicos, redação, aulas com especialistas em diversas áreas e apresentação de trabalho final. Após estas fases, a comissão de avaliadores irá analisar o histórico dos candidatos dentro da Academia Limpe e fará uma seleção para as finais democráticas.
    Se houver mais de um selecionado na mesma cidade, cada candidato deverá realizar uma gincana social para o levantamento de mantimentos para entidades cadastradas. A ação valerá 3% (três por cento) de bonificação para o vencedor da prova. Por fim, será feita votação popular por meio do site www.academialimpe.com.br.
    Podem participar do processo seletivo candidatos com 18 anos completos até o fim do ano eleitoral, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, ficha limpa e sem antecedentes criminais
    O programa terá aulas com especialistas de diversas áreas e conta com apoio de várias instituições como Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Defesa Civil e outros.
    “Assim como fizemos com o processo seletivo para a contratação da equipe do gabinete e de programa para seleção dos projetos para receber as emendas impositivas, que no nosso mandato passaram a se chamar Emendas Participativas, apresentamos mais uma vez uma iniciativa diferenciada, contribuir para a capacitação dos candidatos a vereadores, o que pode ser fundamental para a qualificação daqueles que irão representar os nossos catarinenses nas câmaras municipais”, destaca o deputado Mário Motta.

    Cidades