28.6 C
Itapema
sexta-feira, março 1, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTempo segue instável em SC nesta sexta-feira(26)

    Tempo segue instável em SC nesta sexta-feira(26)

    Em:

    Em Destaque

    Sexta-feira(01) será marcada pelo tempo firme ao longo do dia

     Sexta-feira (01) com predomínio de sol no Grande Oeste, por...

     

    Tempo segue instável em SC nesta sexta-feira(26)

    Na sexta-feira (26), o Vórtice Ciclônico em Altos e Médios Níveis da atmosfera (VCAN) somado ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente (circulação marítima) segue mantendo o tempo instável em SC.

    Ao longo da faixa leste, incluindo todo litoral e parte do Vale do Itajaí, as chuvas continuam persistentes, intercaladas com períodos de melhoria com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas. Do Grande Oeste aos planaltos e Alto Vale do Itajaí, o ambiente segue favorável para o desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e a noite, que podem trazer chuvas pontualmente intensas em curto período de tempo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

    Temperaturas mais baixas no amanhecer, oscilando entre 7°C e 12°C entre o Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul e de 13°C a 18°C nas demais áreas. Durante a tarde ficam próximas dos 28°C no Extremo Oeste e variam de 23°C a 27°C no litoral.

    Ondas variando de leste a sudeste entre 1,5 e 2,0 m.

    mapa2 2

    SÁBADO (27)

    No sábado (27) os mesmos sistemas dos dias anteriores seguem mantendo o tempo instável. Nas áreas litorâneas, os períodos de melhoria se intercalam com chuva, por vezes persistente e intensa, resultando em acumulados expressivos, principalmente no Litoral Norte. Entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, os temporais seguem presentes, podendo trazer chuva pontualmente intensa, vendaval e eventual queda de granizo, especialmente a partir da tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às condições de tempo. No amanhecer, as temperaturas variam de 8°C a 15°C entre os Planaltos, Grande Oeste, Alto Vale e Grd. Florianópolis serrana e de 16°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, temperaturas próximas dos 28°C/29°C no Extremo Oeste e entre 24°C e 28°C no litoral. Ondas de leste entre 1,5 e 2 m.

    mapa3 1

    DOMINGO (28)

    No domingo (28) os sistemas meteorológicos dos dias anteriores seguem favorecendo chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo por SC, especialmente a partir da tarde. No litoral, a chuva fica menos persistente/frequente e os períodos de melhoria com sol aumentam durante o dia. Apesar disso, há condição para chuva e temporais isolados nessas áreas e nas demais regiões com risco moderado para ocorrências associadas. As temperaturas se aproximam dos 28°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte e variam de 21°C a 26°C nas demais regiões. Mar pouco agitado com ondas de leste entre 1,2 e 2,0 m.

    Captura de tela 2024 01 25 235832

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre segunda (29) e terça-feira (30) a condição para pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria segue no litoral catarinense. Entre o Grande Oeste e os Planaltos, a condição para chuva e temporais isolados diminui.

    Elaborado em: 26/01/2024 às 05:00 – N° 026/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades