21.6 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSol e poucas nuvens em todas as regiões de SC nesta terça-feira(30)

    Sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC nesta terça-feira(30)

    Em:

    Em Destaque

    Sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC nesta terça-feira(30)

    Na terça-feira (30), a influência de uma área de alta pressão favorece a diminuição das instabilidades em SC. O dia terá predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Entretanto, entre a tarde e à noite, a oferta de umidade gerada por um Ciclone Extratropical em alto mar combinada com o calor, fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre os planaltos e o litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

    Os ventos sopram com intensidade fraca e rajadas de até 30 a 40 km/h, de direção sudoeste entre o Grande Oeste e os planaltos e de sudeste/leste no litoral e Vale do Itajaí.

    No amanhecer, as temperaturas variam entre 12 e 15°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 16 a 22°C nas demais áreas, estando mais altas ao longo do litoral. À tarde, os termômetros devem variar de 30°C a 33°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Litoral Sul, Grd. Florianópolis e em trechos do Oeste, marcas entre 27°C e 30°C e nas demais áreas, 23 a 27°C com valores ligeiramente menores nas áreas de maior altitude da Serra.

    Mar calmo com ondulações entre 0,6 a 1,2 m, variando de leste a sudeste.

    Captura de tela 2024 01 30 014935

    QUARTA-FEIRA (31)

    Na quarta-feira (31), segue a influência da área de alta pressão em SC, o que deixa o dia com predomínio de sol e poucas nuvens na maioria das regiões. A exceção é para áreas do Meio-Oeste que fazem divisa com o Planalto Norte e Vale do Itajaí, incluindo essas regiões, Grd. Florianópolis e principalmente pro Litoral Norte, onde novamente há condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e noite com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. O vento sopra com fraca intensidade com rajadas entre 30 e 40 km/h, variando de sul a leste entre o litoral e Vale do Itajaí a partir da tarde. As temperaturas mínimas apresentam comportamento similar ao dia anterior, assim como as temperaturas máximas que variam entre 30 a 33°C com valores pontualmente maiores em áreas do Extremo Oeste e Oeste e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, temperaturas entre 25°C e 30°C, com valores menores nas áreas de maior altitude da Serra. Mar calmo com ondulações entre 0,5 m e 1,2 m variando de sul (Litoral Sul), sudeste (Florianópolis) e leste (Baixo Vale e Litoral Norte).

    Captura de tela 2024 01 30 021139

    QUINTA-FEIRA (01/02)

    Na quinta-feira (1°/02), a condição do tempo não sofre grandes mudanças. Segue o predomínio de tempo firme com sol E variação de nuvens na maior parte do dia no estado. A condição típica de verão, no entanto, permanece com a formação de pancadas de chuva e temporais bastante isolados a partir da tarde, em virtude da disponibilidade de umidade combinada com o calor. Embora muito irregular e abrangendo um número limitado de municípios, a instabilidade deve afetar praticamente todas as regiões com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Nas áreas próximas ao RS, a condição é menor. As temperaturas mínimas apresentam aumento em relação aos dias anteriores, variando de 12°C a 16°C no Planalto Sul, 14°C a 17°C nas áreas próximas ao Rio Uruguai no Oeste, Meio-Oeste e nas áreas de maior altitude do Médio Vale, Planalto Norte e Grd. Florianópolis. No restante do estado, marcas entre 17°C e 21°C. À tarde, comportamento similar aos dias anteriores, com marcas próximas dos 34/35°C no Oeste. Mar segue calmo com ondulações de leste/sudeste entre 0,5 e 1,0 m.

    mmapaa1

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a sexta-feira (02) e o sábado (03), segue a condição para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite no leste do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Apesar disso, a instabilidade deve ser muito irregular, não afetando todos os municípios. As temperaturas devem apresentar ligeiro declínio nas madrugadas, mas seguem altas durante as tardes com marcas próximas dos 35°C no Oeste e dos 26/28°C na maior parte do estado.

    Elaborado em: 30/01/2024 às 05:00 – N° 030/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    Cidades