21.2 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaNesta quarta-feira (14), instabilidades associadas à atuação de uma frente fria provocam...

    Nesta quarta-feira (14), instabilidades associadas à atuação de uma frente fria provocam chuvas em todo o centro-leste catarinense

    Em:

    Em Destaque

    Nesta quarta-feira (14), instabilidades associadas à atuação de uma frente fria provocam chuvas em todo o centro-leste catarinense

    O vento sopra de sudeste/leste do Meio-Oeste ao litoral, com rajadas de até 50 km/h nas áreas costeiras. Após vários dias marcados pelo calor intenso, a quarta-feira será de temperaturas amenas em todo o estado.

    As máximas variam entre 20°C e 23°C nas regiões de divisa com o Paraná e em toda a costa e entre 15°C e 19°C no sul do estado e nas regiões mais elevadas.

    O mar fica agitado do Litoral Sul à Grd. Florianópolis, com ondas de direção sul/sudeste e alturas entre 2,0 e 3,0 m.

    qua

    Observação Marítima SDC/SC 13/02 10:00 – Mar agitado entre quarta (14) e início da quinta-feira (15)

    Captura de tela 2024 02 13 094012 768x460 1
    Nesta quarta-feira (14), instabilidades associadas à atuação de uma frente fria provocam chuvas em todo o centro-leste catarinense 7

    Ao longo desta quarta-feira (14), o avanço de uma frente fria e de um sistema de alta pressão em sua retaguarda, além do gradiente (diferença de pressão) gerado pela formação de um ciclone na costa do Rio de Janeiro, favorece a intensificação dos ventos dos quadrantes sul/sudeste de forma persistente e com rajadas em toda a costa catarinense, deixando o mar agitado. Ao longo do litoral, as rajadas de vento variam entre 40 e 60 km/h, formando ondas de direção sul com alturas entre 2,0 e 2,5 e picos de até 3,0 m em alto mar entre o Litoral Sul e Florianópolis. No Litoral Norte, ondas de sudeste próximas a 1,5 m com picos de até 2,0 m. Ao longo da quarta-feira (15) com o afastamento dos sistemas para o Oceano Atlântico, a agitação marítima diminui gradualmente. O risco é moderado nas áreas em amarelo para a navegação e atividades de pesca (Litoral Sul até Florianópolis).

    Elaborado em: 13/02/2024 às 10:00 – N° 022/2024

    Meteorologista: Fernando Rafael

    QUINTA-FEIRA (15)

    A frente fria se afasta lentamente do estado nesta quinta-feira (15), mas instabilidades a ela associadas ainda deixam o tempo nublado a encoberto do Extremo Oeste aos planaltos, não podendo se descartar a possibilidade de chuvas fracas. No litoral e Vale do Itajaí, um sistema de alta pressão com centro no oceano faz o aporte de umidade do mar para o continente, favorecendo o registro de chuviscos ao longo do dia nestas regiões. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Por conta da maior cobertura de nuvens, as temperaturas seguem amenas em Santa Catarina. As máximas podem alcançar os 26°C no Extremo Oeste e nas áreas costeiras, já nas demais regiões ficam entre 17°C e 23°C.  O mar segue agitado no Litoral Sul, com ondas entre 1,5 e 2,5 m. Os ventos sopram de quadrante leste, com intensidade fraca.

    QUI

    SEXTA-FEIRA (16)

    Na sexta-feira (16), o tempo volta a abrir no Grande Oeste, favorecendo a elevação das temperaturas e trazendo condições para pancadas de chuva isoladas na região, sendo baixo o risco para ocorrências. Dos planaltos ao litoral, os ventos de leste que sopram do oceano seguem deixando o tempo predominantemente nublado e com possibilidade de chuviscos, especialmente nos extremos do dia. As temperaturas no período da tarde voltam a apresentar valores acima dos 30°C no Extremo Oeste e Oeste, já no litoral variam entre 26°C e 28°C. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 17°C e 24°C. Os ventos sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca.

    sex 2

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (17), as temperaturas máximas podem chegar aos 30°C em boa parte do Grande Oeste e em áreas do norte do estado e Vale do Itajaí. O predomínio é de poucas nuvens ao longo do dia e não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. No domingo (18), as temperaturas se elevam ainda mais e a aproximação de instabilidades aumentam a possibilidade de chuva no estado.

    rodape 3

    Elaborado em: 14/02/2024 às 05:00 – N° 045/2024

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades