23.8 C
Itapema
sábado, abril 27, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaBalcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

    Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    Serviços mantidos pela Câmara de Vereadores incluem emissão de carteira de identidade, Balcão de Emprego e impressão de certidão negativa

    Esse ano começou com uma grande novidade na Câmara de Vereadores de Itapema. O Balcão da Cidadania entrou em operação no mês de janeiro, oferecendo um leque de serviços à população. Desde o primeiro dia de funcionamento, já foram mais de 200 atendimentos prestados à população. O primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina.

    Em breve, serão disponibilizados novos serviços no Balcão, como emissão de certidões negativas, auxílio para produção e impressão de currículos, além do acesso à vagas do Banco de Empregos.

    Para o atual presidente da Câmara, vereador Jean do Dimar (MDB), a prestação de serviços nos Legislativos Municipais segue uma tendência que busca a ampliação do acesso à direitos civis e também individuais do cidadão. “A Câmara de Itapema segue se modernizando e se espelhando em boas práticas de outros municípios. Facilitar o acesso a serviços como esses, é uma forma do Legislativo trabalhar diretamente para a população, utilizando sua estrutura física e de pessoal nesse sentido”, conta ele, que entra no último ano do seu mandato à frente da Mesa Diretora.

    A primeira carteira de identidade feita através do Balcão da Cidadania de Itapema já foi entregue no último dia 08/02, ao cidadão Fernando José Polettini, que veio até o Legislativo fazer o documento do seu filho de um ano. Ele comemorou o fato de receber o documento do menor no mesmo dia em que seu filho comemorou seu primeiro aniversário. “Primeiro ano de vida, com o primeiro documento”, registrou.

    Ação planejada já um ano

    A ação para implantação do Balcão da Cidadania começou a ser planejada há um ano pelo presidente Casa Legislativa. Desde então, Jean promoveu diversas mudanças administrativas a fim de oferecer os novos serviços na Câmara Municipal. “Primeiro ampliamos o horário de atendimento, sem fechar no almoço para que as pessoas possam buscar nossos serviços nos horários livres. Depois iniciamos o treinamento da equipe do Balcão diretamente com a Polícia Científica catarinense para emissão dos documentos. Então, no segundo semestre, realizamos um concurso público prevendo cargos já para atuar nesse novo programa institucional da Câmara de Itapema” relembra o presidente.

    Saiba como renovar ou fazer sua Carteira de Identidade

    O primeiro passo é agendar o seu atendimento diretamente no site (policiacientifica.sc.gov.br) da Polícia Científica (PCSC). O atendimento no Balcão da Cidadania para este serviço só pode ser feito com horário marcado, quando é liberado o sistema da PCSC para o cadastro realizado. Depois, basta comparecer ao agendamento levando Certidão de Nascimento ou casamento original, sem estar plastificada ou com danos. Para outros serviços, basta o cidadão ir diretamente à Câmara Municipal para ter acesso ao Balcão da Cidadania.

    Serviço:
    Balcão da Cidadania da Câmara de Itapema
    Atendimento das 8h às 19h, de segunda à sexta
    Agendamento para identidade: www.policiacientifica.sc.gov.br
    Rua 120, n 423 – Centro – Itapema
    Informações: 47 3228 5600

    Cidades