22.3 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaÁreas de baixa pressão deixam o tempo encoberto no estado nesta sexta-feira(16)

    Áreas de baixa pressão deixam o tempo encoberto no estado nesta sexta-feira(16)

    Em:

    Em Destaque

    Áreas de baixa pressão deixam o tempo encoberto no estado nesta sexta-feira(16)

    Nesta sexta-feira (16), áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera deixam o tempo encoberto em Santa Catarina e favorecem a formação de nuvens carregadas, com potencial para gerar trovoadas e acumulados pontualmente intensos. As áreas preferenciais de atuação destas instabilidades vão do Oeste aos planaltos e o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos. Nas áreas litorâneas, a circulação marítima mantém o tempo nublado e com chuviscos nos extremos do dia, mas não se descarta o registro de chuvas mais fortes.

    O vento sopra de quadrante leste e com intensidade fraca pelo estado.

    As temperaturas no período da tarde chegam aos 27°C nas áreas costeiras e no Extremo Oeste. Nas demais regiões, por conta da maior cobertura de nuvens, as máximas variam entre 16°C e 23°C.

    sex 3

    Assista a previsão

    Observação Meteorológica SDC/SC 15/02 17:00 – Chuva persistente e pontualmente intensa no decorrer desta sexta-feira (16)

    Captura de tela 2024 02 15 163549 1024x527 1

    Na sexta-feira (16), a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica em diferentes níveis da atmosfera entre o Uruguai e SC deve favorecer a formação de áreas de instabilidade associada a chuva persistente, por vezes de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas (raios) já a partir da madrugada em áreas do Grande Oeste, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Ao longo da manhã e durante a tarde, essas instabilidades seguem atuando sobre o Grande Oeste e avançam para outras áreas como o Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e trechos do Planalto Norte e do Litoral Sul. O risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais.

    A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

    SÁBADO (17)

    sábado (17) deve iniciar com tempo nublado em Santa Catarina, entretanto, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões, com possibilidade de chuvas mais intensas entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo Oeste, Oeste e no norte do estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C. As ondas apresentam alturas entre 1 m e 1.5 m, com direção sudeste.

    SAB 1

    DOMINGO (18)

    No domingo (18), um ciclone com características a princípio subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, para sul. Isso faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, deixando o tempo nublado ao longo do dia no leste catarinense. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de leste, com intensidade fraca. As ondas apresentam direção leste, com altura entre 1 m e 1.5 m próximo à costa. As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.

    SAB 1

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre a segunda (19) e a terça-feira (20), o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. Os modelos meteorológicos indicam diferentes cenários, que vão de tempo firme à previsão de tempo encoberto e chuvoso. A condição de vento e mar também é incerta. Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.

    rodape 3

    Elaborado em: 16/02/2024 às 05:00 – N° 047/2024

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades