21.2 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaNesta quinta-feira (22), a depressão subtropical localizada em alto mar na altura...

    Nesta quinta-feira (22), a depressão subtropical localizada em alto mar na altura do RS, se dissipa, dia de calor

    Em:

    Em Destaque

    Nesta quinta-feira (22), a depressão subtropical localizada em alto mar na altura do RS, se dissipa, dia de calor

    A manhã começa com presença de nuvens entre o Meio-Oeste e o litoral e com predomínio de sol entre poucas nuvens no Oeste e Extremo Oeste. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor e umidade com instabilidades atmosféricas, favorece a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados principalmente no leste do estado.  O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. 

    Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de direção nordeste/norte no interior do estado, variando de sudoeste a norte no litoral e em áreas próximas.

    As temperaturas mínimas variam entre 12°C e 17°C entre os Planaltos, e oscilam entre 15 e 21°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas marcam entre 20 e 33°C, com as marcas mais altas ocorrendo no Oeste e no Extremo Oeste.

    Mar calmo, com ondulações de sudeste e alturas entre 0,5 e 1,0 m, com picos de até 1,5 m em alto mar em toda a costa catarinense. 

    SEXTA-FEIRA (23)

    Na sexta-feira (23), o dia inicia com predomínio de sol no Grande Oeste e com sol e variação de nuvens no leste do estado. A partir da tarde, a presença de calor e umidade, somada à presença de instabilidades atmosféricas favorece o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao litoral, com destaque para o centro do estado, onde há maior probabilidade de ocorrência desses temporais. O risco é  baixo para ocorrências meteorológicas associadas. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de nordeste a leste do Extremo Oeste aos planaltos, variando de noroeste a norte no litoral e em suas proximidades.  As temperaturas mínimas variam entre 14 e 20°C no Meio-Oeste, planaltos, no Alto Vale e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 19 e 24°C nas outras regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 24 e 30°C entre os planaltos e no Meio Oeste e marcam entre 27 e 36°C nas demais áreas.

    mapa 2

    SÁBADO (24)

    No sábado (24), a manhã novamente será com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste e com sol e variação de nuvens no restante do estado. Entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o calor e a umidade, fornecem condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa em curto período de tempo e de alagamentos pontuais, o risco relacionado aos temporais é baixo a moderado. O vento sopra fraco, de direção nordeste a leste no interior do estado e varia de noroeste a sudeste no litoral e proximidades. As temperaturas mínimas variam entre 13 e 20°C do Meio-Oeste aos planalto e marcam entre 19 e 24°C nas demais áreas. À tarde, as máximas sobem bastante, marcando entre 28 e 34°C em grande parte do estado, chegando aos 36°C em pontos do Oeste, do Extremo Oeste, do Baixo e Médio Vale e do Litoral Norte.

    mapa 3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre o domingo (25) e a segunda-feira (26) as condições atmosféricas seguem a mesma tendência dos dias anteriores, com manhãs de predomínio de sol e variação de nuvens pelo estado e com a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas. As temperaturas seguem altas, chegando aos 35°C em áreas do Grande Oeste nos dois dias.

    rodape 3

    Elaborado em: 22/02/2024 às 05:00 – N° 053/2024

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades