21.4 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloPorto Belo repassa instrumentos musicais para oficinas da APAE

    Porto Belo repassa instrumentos musicais para oficinas da APAE

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    O Governo do Município de Porto Belo através da Fundação da Cultura realizou nesta terça-feira (27) a entrega de instrumentos musicais para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Belo e Bombinhas. Os instrumentos foram adquiridos através do Projeto Arteiro, a fim de serem utilizados em oficinas de música realizadas com os educandos. Na oportunidade também foi entregue um kit de microfones doados pela Receita Federal ao Município. Entre os instrumentos e equipamentos estão liras, flautas, violão, sexto tom, caixa de som, microfone e escaleta.
    Com os novos instrumentos, os professores da APAE podem realizar um trabalho com ainda mais qualidade com os educandos. O papel da música e dos instrumentos musicais no desenvolvimento de pessoas com deficiências é profundo e multifacetado. Além de oferecer benefícios terapêuticos e educacionais, a música promove a inclusão social e oferece uma forma valiosa de expressão e comunicação.
    A presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus destaca a importância do acesso à música e o contato com instrumentos musicais. “O Governo Municipal oferece oficinas gratuitas de música e instrumentos musicais através do Projeto Arteiro, todas abertas para pessoas com deficiências, mas ao conhecer melhor o trabalho da APAE e conhecer as suas necessidades, entendemos que estes instrumentos farão toda a diferença no dia a dia da instituição” – explica a presidente, que também já atuou como professora na APAE de Porto Belo.
    O aprendizado e a prática de instrumentos musicais podem ajudar no desenvolvimento da motricidade. Para pessoas com deficiências físicas, por exemplo, tocar um instrumento pode melhorar a força, a destreza e a coordenação das mãos e dos dedos. A música também estimula diversas áreas do cérebro, melhorando habilidades como memória, atenção e raciocínio lógico.

    Cidades