22.8 C
Itapema
domingo, abril 28, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaCâmara de Itapema quer vedar nomeação pública de condenados por crimes de...

    Câmara de Itapema quer vedar nomeação pública de condenados por crimes de ódio e intolerância

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    Projeto de Lei aprovado nesta terça (27/02) pelos vereadores de Itapema, quer incluir na lista que restringe a nomeação de pessoas com condenação judicial, os chamados crimes de ódio e intolerância.
    Se sancionado pelo Poder Executivo, o PL nº 9/2024 vai promover uma alteração na Lei Municipal nº 2896/2010 – que disciplina a nomeação para cargos em comissão no âmbito dos órgãos do Poder Executivo e Legislativo do Município de Itapema. Para o vereador autor, João da Farmácia (união Brasil), o combate aos crimes de ódio é dever do Estado. “Precisamos criar mecanismos para coibir a violência, para que a cultura do ódio e da intolerância não passem impunes, por isso prever medidas coercitivas para todos as esferas públicas, é tão importante”, destaca o vereador.
    A proposta de Lei considera crimes de ódio e intolerância, aqueles que envolvam discriminação por orientação sexual, de gênero, racismo religioso e injúria racial. Vale destacar que, se sancionado, o PL se aplica para casos de condenação por este tipo de crime.
    Na justificativa do Projeto, o autor destaca ainda que: quando promulgada, a Lei nº 7.716/1989 buscava punir crimes relacionados a raça e cor. “Porém, com a evolução da sociedade, foram agregados à Lei outras formas de crimes de ódio, quais sejam: crimes contra etnia, religião, procedência nacional e, fica englobada entre os crimes de racismo, também, a homofobia.

    Saiba mais na reportagem da TV Câmara!

    Cidades