21.3 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioUncategorizedCirculação marítima influencia o tempo no litoral nesta quarta-feira(06)

    Circulação marítima influencia o tempo no litoral nesta quarta-feira(06)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    6 de março de 2024

    Circulação marítima influencia o tempo no litoral nesta quarta-feira(06)

    Nesta quarta-feira (06) o dia inicia com nebulosidade no centro/leste catarinense, devido a influência da circulação marítima que favorece a presença e variação de nuvens e a chance de chuva nos extremos do dia. Nas outras áreas, o sol predomina entre poucas nuvens na maior parte do dia, e entre a tarde e à noite, a presença de umidade na atmosfera combinada ao aquecimento diurno fornece condições para pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Grande Oeste e Planalto Norte, principalmente em áreas de divisa com o PR. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

    O vento sopra com intensidade fraca a moderada, variando de sudeste a nordeste no interior do estado e de sul a sudeste no litoral e em áreas próximas. No amanhecer com temperaturas mínimas entre 10 e 20°C pelo estado, com as temperaturas mais altas sendo registradas na costa. À tarde as máximas variam entre 15 e 24°C no no centro e leste catarinense e marcam entre 24 e 33°C no Grande Oeste.

    Mar agitado, com ondulações  de sul/sudeste e alturas entre 2,0 e 2,5 m e picos de 3,0 m em alto mar do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e mar pouco agitado, com ondas entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m afastados da costa no Litoral Norte, com o mar baixando ao longo do dia. O risco para ocorrências relacionadas ao mar agitado é baixo a moderado.

    map 1

     

    QUINTA-FEIRA (07)

    Na quinta-feira (07) o dia inicia com tempo encoberto no centro/leste do estado e com chuva fraca e isolada do Baixo Vale ao Litoral Norte devido a circulação marítima. No Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul a condição no amanhecer será de variação de nuvens com aparições do sol. No Grande Oeste, já no período da manhã ocorre chuva fraca em algumas localidades devido a instabilidades combinadas à umidade presente na atmosfera, entre a tarde e à noite, a presença dessas instabilidades combinadas ao calor e umidade, causa pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste e nas áreas ao norte do estado, nas demais regiões ocorre chuva devido a circulação marítima. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, predominante de direção nordeste, com rajadas de até 50 km/h pelo estado. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 19 e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e na costa do Litoral Norte à Grd. Florianópolis e marcam entre 10 e 18°C nas demais áreas. À tarde as máximas variam entre 17 e 21°C nas áreas mais altas dos planaltos, do Meio Oeste e da Grd. Florianópolis Serrana e oscilam entre 21 e 29°C no restante do estado.

    map 2

    SEXTA-FEIRA (08)

    sexta-feira (05), começa chuvosa no litoral do estado devido a circulação marítima, no centro e leste do estado o dia inicia nublado e no Grande Oeste com variação de nuvens intercalando com momentos em que o sol predomina. Entre a tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria pelo RS, combinada com a oferta de calor e umidade, ocasiona pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo, que iniciam pelas áreas de divisa com o estado vizinho e avançam para o restante do estado ao longo da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. O vento sopra fraco a moderado na costa e fraco no restante do estado, predominante de nordeste. As temperaturas mínimas variam entre 19 e 24°C no Oeste, Extremo Oeste e na costa catarinense e marcam entre 15 e 20°C nas demais áreas. À tarde as máximas oscilam entre 19 e 25°C no Planalto sul, Grande Florianópolis, em todo o Vale do Itajaí e no Litoral Norte, nas demais regiões elas marcam entre 26 e 31°C.

    map 3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No sábado (09) o dia inicia com pancadas de chuva e temporais isolados no litoral e com chuva e variação de nuvens nas demais áreas, entre a tarde e à noite ocorrem pancadas de chuva e temporais em todo o estado, iniciando pelas áreas do Grande Oeste e de divisa com o RS, devido a atuação da frente fria, com risco baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. A madrugada do domingo (10), inicia chuvosa nas áreas do nordeste do estado, ainda pela influência da frente fria que já se afasta de SC.  Ao longo da manhã o tempo estabiliza em todas as áreas e o dia fica com sol e variação de nuvens, com chance de chuva fraca devido à circulação marítima no período da noite.

    rodape 3

    Elaborado em: 06/03/2024 às 05:00 – N° 066/2024

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades