18.3 C
Itapema
quarta-feira, maio 29, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    Em:

    Em Destaque

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira, 18, em Palhoça, para a inauguração do primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Santa Catarina. Aproveitando a viagem e como não poderia deixar de ser, o ministro foi questionado e não fez vistas grossas para a situação do Morro dos Cavalos, que há poucos dias causou um grande transtorno em todo o Estado após a queda de uma rocha que obstruiu totalmente o tráfego no local por quase três dias.

    Chamou atenção uma das alternativas que o Ministro trouxe para o problema, que seria a substituição da concessionária responsável pelo trecho. Ou seja, se a Arteris Litoral Sul não consegue dar conta da manutenção da região, uma licitação poderia encontrar outra que o fizesse.

    De acordo com Renan Filho, após serem identificadas as obras necessárias, o tempo de execução e custo, os dados seriam enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e, posteriormente, iriam a leilão na Bolsa de Valores. A empresa que apresentar a parceria mais vantajosa, levaria a concessão.

    O ministro disse ainda que o Governo Federal pretende acelerar as obras do setor de transportes em Santa Catarina, tendo em vista os investimentos que foram feitos no último ano e que estão programados para este. De Palhoça, Renan Filho seguiu para Navegantes, onde inaugurou o viaduto que liga a BR-101 à BR-470 e que contou com um investimento de R$ 25 milhões. O projeto beneficia aproximadamente 100 mil motoristas que utilizam essas vias diariamente. Assim como o PPD, o viaduto faz parte dos esforços do Ministério dos Transportes para melhorar a infraestrutura rodoviária na região.

    A infraestrutura catarinense também foi pauta de uma reunião nesta quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa. Durante a sessão plenária, o deputado Mário Motta (PSD), enfatizou que os casos de desmoronamento na região dos Morros dos Cavalos estão ligados à forma como a Arteris Litoral Sul geriu seus pontos de risco. Segundo ele, a empresa classificou o trecho onde ocorreram os deslizamentos como de risco zero, sem perigo para o tráfego, no relatório que enviou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele declarou que a classificação, que é feita anualmente, levou em conta apenas avaliações visuais, e que, em razão disso, denunciará a empresa.

    Já está mais que óbvio que houve uma negligência por parte da concessionária. Então, o que mais precisa acontecer para que as reivindicações da população sejam atendidas?

    Candidato de Fabrício Oliveira 

    WhatsApp Image 2024 04 18 at 15.29.57
    Foto: Redes Sociais/Divulgação

    O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL) anunciou nesta quarta-feira, 17, o nome do seu candidato à prefeitura da cidade nas próximas eleições de outubro. Será Peeter Grando, ex-diretor de comunicação da prefeitura e que já foi seu sócio.

    A decisão de indicar o candidato do PL à majoritária foi dada a Fabrício pelo presidente de honra do partido, Jair Bolsonaro, porque até então, a bancada peelista estava apoiando o deputado estadual Carlos Humberto. Aliás, o parlamentar ainda não tirou o nome da disputa e afirmou que se fará presente na convenção do partido.

    O desentendimento na indicação dos candidatos está deixando a disputa na cidade cada vez mais acirrada e chegou a causar uma saia justa entre o governador Jorginho Mello e a bancada do PL.

    Nos próximos dias, haverá um evento para para o pré-lançamento da candidatura de Grando no município.

    Educação

    A Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Instituto Federal do Estado (Ifsc) estão com inscrições abertas para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2024-2. A UFSC oferta 421 vagas distribuídas entre cursos de bacharelado e licenciatura dos campus de Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. No IFSC estão disponíveis 655 vagas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de oito municípios: Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e São José.

    As provas deste processo seletivo serão realizadas no dia 23 de junho, das 14h às

    19h.  Os aprovados começarão a estudar no segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de maio no site:

    https://vestibularunificado20242.ufsc.br/.

    Edição Especial

    Mais de 40 nomes de peso já foram confirmados para o Empreende Brazil Conference, maior imersão de empreendedorismo da América Latina. O evento, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio, trará para a Grande Florianópolis grandes inspirações. Entre os novos palestrantes anunciados estão a advogada e apresentadora Gabriela Prioli, o jornalista Roberto Cabrini, o mentor Pablo Marçal e o apresentador Marcos Piangers.  Mentes visionárias que irão compartilhar suas histórias, estratégias e segredos na edição especial de 10 anos da conferência.

    Compra coletiva

    Um projeto de lei que começou a tramitar na Alesc determina que 30% das compras de alimentos do Estado sejam provenientes da agricultura familiar e da economia popular.

    De acordo com o autor da proposta, intitulado Compra Coletiva/SC, deputado Fabiano da Luz (PT), o objetivo principal é estimular a produção e a comercialização de produtos de pequenos agricultores e empreendedores rurais, além de garantir mais segurança alimentar e nutricional. A ideia do projeto de lei 160/2024 é que as compras de alimentos sejam para todas as instituições e pastas governamentais: rede socioassistencial, estabelecimentos de alimentação nutricional, rede pública de educação e educação especial, unidades do sistema de saúde, entre outras pastas.

    Doenças respiratórias

    De acordo com dados divulgados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, 70% das internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital são decorrentes de doenças respiratórias. Entre os casos observados estão a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que engloba condições como bronquite, bronquiolite, COVID-19 e pneumonias. Desde o início do ano até 16 de abril, 592 crianças foram internadas no HIJG devido a essas complicações, ocupando tanto os leitos de enfermaria quanto os de UTI. Os dados destacam a importância de priorizar a vacinação contra gripe e outras doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos, que são mais suscetíveis a complicações graves.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_19.04.2024 (1)

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades