18.3 C
Itapema
quarta-feira, maio 29, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaConcurso literário O Pensador premiará contos, crônicas e poesias

    Concurso literário O Pensador premiará contos, crônicas e poesias

    Em:

    Em Destaque

    Oitava edição do concurso está com inscrições abertas até 27 de maio e receberá textos de Itapema, Porto Belo e Bombinhas.
    As inscrições para a oitava edição do Concurso Literário O Pensador estão abertas até 27 de maio. Promovida pela Academia Itapemense de Letras (AIL), a competição destina-se a autores de contos, crônicas e poesias residentes em Itapema, Porto Belo e Bombinhas, com idade a partir de 10 anos.
    Esta edição presta homenagem à escritora catarinense Delminda Silveira, a primeira mulher a fazer parte da Academia Catarinense de Letras e patronesse da cadeira de número 15 da AIL. O tema escolhido para este ano é “Indelével ao Coração!”, inspirado na obra da escritora homenageada.
    Segundo Estella Parisotto Lucas, presidente da Academia Itapemense de Letras, “cada participante poderá se inspirar naquilo que considera inesquecível para o seu coração, já que a palavra ‘indelével’ remete a algo que não pode ser apagado, extinto ou destruído, resistente à ação do tempo”.
    O concurso está aberto a autores de contos, crônicas e poesias em três grupos etários: infantojuvenil, envolvendo jovens de 10 aos 14 anos incompletos; juvenil, para os adolescentes de 14 aos 18 anos incompletos; e adultos, pessoas acima de 18 anos. A produção literária deve ser inédita e estar em língua portuguesa.
    Conforme a produtora cultural do projeto, Samara Miranda, esta edição traz como diferencial a premiação dos três primeiros colocados de cada faixa etária e categoria, totalizando 27 textos. “Os vencedores receberão certificados de participação e terão seus trabalhos publicados na antologia ‘Indelével ao Coração’, uma homenagem da Academia Itapemense de Letras à escritora Delminda Silveira”, explica Samara.
    A antologia será apresentada durante a Sessão Festiva da Academia Itapemense de Letras, em 17 de outubro deste ano, em um momento especial de homenagens. Cada autor cujo trabalho for selecionado para publicação receberá dez exemplares do livro.
    A avaliação das obras literárias inéditas será realizada por uma comissão especializada, levando em consideração critérios como criatividade, coesão, domínio da linguagem e características do estilo literário inscrito.
    A Academia Itapemense de Letras tem, entre seus compromissos, o de ampliar o acesso à literatura e valorizar a arte e a história a partir das palavras. “Este concurso é um momento singular e importante para incentivar a produção literária local e reconhecer nossos talentos”, conclui Estella.
    O Concurso Literário O Pensador, em sua oitava edição, é um projeto promovido pela Academia Itapemense de Letras, com o apoio da Secretaria Municipal Cultura de Itapema, por meio dos Edital de Chamamento Público nº 10/2023 viabilizado com recursos financeiros da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

    Inscrições
    As inscrições para o Concurso Literário O Pensador VIII já estão abertas e podem ser realizadas de forma on-line. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis nos perfis das redes sociais da Academia – @academiaitapemensedeletras – e no blog ailnovoblog.blogspot.com.
    É fundamental seguir todas as orientações estabelecidas pelo regulamento do concurso, que abrange os requisitos de participação, as diretrizes para a elaboração das obras e os critérios utilizados na avaliação.

    Cidades