16.2 C
Itapema
quarta-feira, maio 29, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 16/05: Quem irá acolher os gaúchos durante reconstrução do estado

    Pelo Estado 16/05: Quem irá acolher os gaúchos durante reconstrução do estado

    Em:

    Em Destaque

    Diante de um dos maiores desastres naturais do Brasil, famílias gaúchas têm vindo para Santa Catarina para serem acolhidas e a Assistência Social do Estado tem ajudado em questões relacionadas a abrigos, encaminhamentos de documentação, benefícios eventuais e até para o mercado de trabalho. O governo catarinense também tem amparado os pacientes oncológicos oriundos do estado vizinho. O governador Jorginho Mello (PL), inclusive, enviou esta semana uma remessa de medicamentos para os desabrigados, com auxílio da Polícia Militar. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), por exemplo, maior cidade entre o RS e Florianópolis, inaugurou uma sala de monitoramento e encaminhamento para os gaúchos que estão batendo lá, o Centro de Acolhimento Rio Grande do Sul.

    Por enquanto, o governo vem auxiliando em uma situação de emergência, mas há a possibilidade real dele ter que abraçar um contingente maior de “moradores” nos próximos meses.

    Isto porque as autoridades já informaram que a previsão para recuperação total do RS não é tão a curto prazo quanto se imagina. E para onde irão as milhares de famílias até que a economia local se estabeleça? Há uma forte tendência que eles migrem para Santa Catarina, sim. Afinal, nosso Estado é o mais próximo e mais bem estruturado em questão de serviços e economia.

    Jorginho Mello que se prepare para o aumento populacional que está por vir.

    Ministro Extraordinário

    WhatsApp Image 2024 05 15 at 16.08.21
    Foto: Agencia Brasil

    O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, assumirá o cargo de ministro extraordinário que atuará na articulação para a reconstrução do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo presidente da república e a indicação foi formalizada nesta quarta-feira, 15.

    A ideia é que Pimenta atue de forma permanente no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado, ou seja, até (pelo menos) 31 de dezembro, coordenando uma estrutura administrativa das ações federais na região. Neste meio tempo, também está prevista uma visita de Lula a São Leopoldo do Sul, com uma comitiva que inclui os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

    Interditado

    A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que a SC-283, no trecho entre Seara e Concórdia, ficará totalmente interditado na altura do quilômetro 41 até esta sexta-feira, 17. O sistema de drenagem deste ponto precisa ser trocado em função de estragos nos bueiros.

    Como se trata de um local sinuoso, que fica numa curva, houve a necessidade de interdição total da rodovia ali.

    Ajuda ao RS

    O Lide Brazil Investment Forum 2024 reuniu na última terça-feira,14, no Harvard Club em Nova York, mais de 300 líderes empresariais e autoridades para discutir investimentos e novos negócios no Brasil.

    Durante a abertura do evento, o Presidente do LIDE Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Delton Batista, convocou os empresários presentes a apoiarem a causa do Rio Grande do Sul, recentemente atingido por fortes enchentes. Batista destacou a importância do papel das lideranças empresariais no enfrentamento dos desafios e na reconstrução do Estado.

    Os participantes do fórum foram convidados a realizar doações ao Rio Grande do Sul, seguindo as orientações dos órgãos oficiais e da Defesa Civil do Estado.

    Mobiliza MDB

    Nesta quinta-feira, 16, às 19h, será realizado o Bora 15 – Mobiliza MDB, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O objetivo é reunir vereadores, vice-prefeitos, prefeitos e coordenadores regionais da Grande Florianópolis e de Laguna, fortalecendo as lideranças emedebistas para as disputas municipais desse ano. Também no encontro, serão arrecadados mantimentos como água mineral e produtos de limpeza, que vão ser encaminhados para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Esta iniciativa será adotada nos próximos eventos do MDB-SC. O próximo Bora 15 – Mobiliza MDB será no dia 24 de maio, em Chapecó.

    Troca de cadeiras

    O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Rogério Pereira Graff, assumiu a Secretaria de Estado da Segurança Pública após a saída do Sargento Lima (PL) da pasta, na última terça-feira. Esta já é a terceira alteração que o governador Jorginho Mello realiza desde o início de sua gestão, em 2023.

    A saída de Lima já era favas contadas desde que foi nomeado, afinal, era certa sua candidatura à Prefeitura de Joinville.

    Nesta dança das cadeiras, Flávio Graff acumula as funções de secretário e adjunto, Lima volta à Alesc e Maurício Peixer (PL) retoma o mandato de vereador na Câmara de Joinville.

    Expo Defense

    A SC Expo Defense, evento organizado pela FIESC nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de maio, vai focar em novas tecnologias para o setor de Defesa e Segurança, reforçando a vocação inovadora catarinense, além de reunir empresas e Forças Armadas e de Segurança para fomentar novas oportunidades em um mercado que foi responsável por 3,72% do PIB brasileiro em 2022. A SC Expo Defense traz rodadas de oportunidades, palestras e um espaço de exposição de produtos e experiências, como simulador de voo e tour virtual pelo Arquipélago de São Pedro e São Paulo, onde a Marinha do Brasil mantém uma estação científica.

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_16.05.2024

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades