Colunista Dr. Sullivan George Savaris

450
Compartilhar


CORTES NA MÃO – O QUE FAZER

 

  • Acabei de cortar a mão, o que devo fazer?

 

Essas feridas costumam sangrar muito no momento do acidente, pois as mãos e os dedos são regiões muito vascularizadas. É recomendável, logo após o acidente, lavar a ferida com água corrente e estancar o sangramento com um pano limpo pressionando a ferida. Deve-se evitar compressão circular excessiva devido ao risco de comprometer a circulação do dedo

 

  • O que colocar na ferida após o corte?

 

Nunca aplicar álcool, pomadas ou produtos desinfetantes no local do ferimento. Não aplique açúcar ou outras substâncias, essas podem levar contaminação  e infectar a lesão. Apenas lave a área com água e sabão; Não assoprar o ferimento para não contaminar a região com os germes que habitam normalmente nossa boca; Não utilize algodão para estancar o sangue, porque as fibras podem  grudar na ferida, o que tornará mais difícil e dolorosa a sua remoção.

 

 

  • Não consigo movimentar o dedo?

Quando há perda de movimento do dedo após o corte, deve-se suspeitar de uma lesão tendínea. Se houver perda da capacidade de flexionar ou “dobrar” o dedo, o tendão flexor foi comprometido e o corte se localiza na face palmar do dedo. Se houver perda da capacidade de extender ou “esticar”o dedo, o tendão extensor foi comprometido e o corte se localiza na face dorsal do dedo.

  • Meu dedo ficou dormente depois do corte?

 

Os nervos digitais dos dedos são frequentemente acometidos nos cortes de dedos e o sintoma típico é a dormência numa das bordas dos dedos, associado a sensação de choques na região do corte.

 

  • Como proceder no caso de uma lesão de tendão ou nervo?

 

Dirigir-se a emergência do hospital mais próximo.  Já na emergência deve ser realizada a limpeza do ferimento e se o hospital tiver boa infra-estrutura hospitalar com Cirurgião de mão a disposição pode ser realizado o procedimento de reparo imediato, mas se não houver o especialista na urgência, deve ser realizada a limpeza do ferimento sob anestesia, sutura da pele  e encaminhado o paciente a um cirurgião de mão para tratamento adequado das lesões, com tenorrafia e microneurorrafia.

 

  • Amputei um dedo ou parte da mão, e agora como devo fazer?

 

Inicialmente deve-se fazer um curativo limpo e compressivo no local da amputação, afim de estancar o sangramento. Seguido deve-se tomar os cuidados para preservação do segmento amputado, lembrando que a má conservação de membros amputados em acidentes pode comprometer fortemente o reimplante da parte amputada.

O ideal é que o segmento amputado seja envolvido em um tecido limpo, acondicionado em um saco plástico. Este saco plástico acondicionado em outro saco com água e por último colocado em outro saco com pequena quantidade de gelo.  A vítima e a parte amputada devem ser levadas o mais rápido possível para um grande hospital, se possível um centro que tenha um setor especializado em atendimento a trauma.