25º Açor reforça marcas da cultura açoriana em Porto Belo

453
Compartilhar

Festividade

Como forma de reforçar as marcas da cultura açoriana em Santa Catarina e especialmente no Município de Porto Belo, aconteceu no último final de semana (16 a 18) a 25ª edição do Açor – Festa da Cultura Açoriana. Representantes de diferentes cidades catarinenses e até um grupo de São Paulo estiveram no evento, sediado este ano pelo Município de Porto Belo.

A presidente da Fundação da Cultura de Porto Belo Cristiani de Jesus destaca que a festa auxiliou no resgate da cultura e fortaleceu o amor e o orgulho da população participante pelos seus colonizadores, vindos do Arquipélago dos Açores.  “A cultura açoriana foi trabalhada em todas as escolas da Rede Municipal e também em escolas da Rede Particular de Ensino da cidade e assim, envolvemos as famílias que puderam conhecer a cultura da cidade e se apaixonar ainda mais pela história do lugar onde vivem. A festa sem dúvidas foi um verdadeiro sucesso e hoje a cultura açoriana está ainda mais consolidada em nossa cidade” – diz a presidente.

Um dos pontos altos da festa foi o desfile etnográfico, realizado no sábado, dia 17, na Avenida Governador Celso Ramos. O desfile foi preparado pelas Escolas participantes que trouxeram para a Avenida alunos e seus familiares vestidos com roupas típicas, contando diferentes histórias. Também participaram do desfile os grupos vindos de outras cidades, hospedados em sua maioria, em Escolas Municipais.

O prefeito Emerson Stein diz que a festa encantou em todos os aspectos, mas principalmente pela participação das famílias que puderam se envolver ainda mais com a cultura da cidade. “O amor pela cultura açoriana foi resgatado neste final de semana, quando estivemos envolvidos especificamente na valorização destes costumes. A festa foi acima de tudo uma aula sobre nossa história e uma oportunidade de entender muitas das nossas tradições” – diz o prefeito.

O 26º Açor será realizado no Município de Penha em 2019.