13.3 C
Itapema
terça-feira, maio 21, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaAprenda sobre prevenção nas praias de Itapema

    Aprenda sobre prevenção nas praias de Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

    “As cooperativas exercem importante papel, contribuindo com a dinamização...

    Pelo Estado 17/05: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

    Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o...

    Em uma entrevista exclusiva com o Soldado Mormano, do Corpo de Bombeiros Militar, foi destacado o comprometimento das equipes de guarda-vidas civis na praia de Itapema com a abordagem preventiva. A principal missão desses profissionais é orientar os banhistas sobre os pontos potencialmente perigosos no mar.

    Mormano explicou que áreas de risco para os banhistas são devidamente sinalizadas com bandeiras vermelhas. Geralmente, essas áreas correspondem a correntes de retorno, locais que podem ter menor quantidade e intensidade de ondas, mas representam um perigo real, podendo afastar os banhistas da faixa de areia.

    Diariamente, ao iniciar suas atividades, os guarda-vidas civis colocam bandeiras ao longo da praia, cada uma com um significado específico:

    Bandeira verde: baixo risco de afogamento
    Bandeira amarela: médio risco de afogamento
    Bandeira vermelha: alto risco de afogamento
    Bandeira roxa: indica a presença de águas-vivas na região
    Bandeira preta: indica que o posto está momentaneamente desativado

    Em casos de contato com águas-vivas e reações alérgicas, os banhistas são orientados a procurar o posto de guarda-vidas mais próximo.

    Diante do aumento de crianças perdidas na praia, o Corpo de Bombeiros adotou como medida preventiva a distribuição gratuita de pulseiras de identificação. Essas pulseiras podem ser obtidas no posto de guarda-vidas mais próximo e contêm informações essenciais, como o nome e contato dos responsáveis pela criança. Essa ferramenta permite às autoridades contatar rapidamente os responsáveis ao identificar uma criança perdida.

    Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar conta agora com o aplicativo CBMSC Cidadão, uma plataforma que armazena informações sobre as operações dos bombeiros militares e a situação atual das praias. Essa iniciativa visa aprimorar ainda mais a eficiência das operações e fortalecer a segurança na praia de Itapema.

    Cidades