21.8 C
Itapema
quarta-feira, setembro 30, 2026
mais
    InícioCidadesItapemaConasa Águas de Itapema substitui estação de tratamento de água Areal por...

    Conasa Águas de Itapema substitui estação de tratamento de água Areal por nova unidade mais moderna

    Em:

    Em Destaque

    Gerard Macapagal apresenta clássicos do cinema em espetáculo especial em Itapema

    Cantor internacional se apresenta no Auditório Platinum em 8...

    Conselho Municipal de Habitação inicia atividades e realiza primeira reunião em Bombinhas

    Órgão colegiado reúne representantes de diversos setores para estruturar...

    Secretaria de Turismo inicia desratização anual da orla de Itapema

    Ação preventiva contempla aplicação de iscas sob decks e...

    A ETA Areal é responsável pelo abastecimento de diversos bairros de Itapema, como Várzea, São Paulinho, Alto São Bento, Casa Branca, Tabuleiro, Sertãozinho, Centro e Canto da Praia
    A Conasa Águas de Itapema está implementando uma importante melhoria no sistema de abastecimento de água da cidade. A antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Areal está sendo substituída por uma nova unidade mais moderna, com capacidade de 110 L/s (litros por segundo). A previsão é de que a obra seja concluída até dezembro deste ano.
    A substituição visa aprimorar a qualidade do abastecimento de água e resolver problemas enfrentados pela ETA Areal, especialmente durante períodos de chuvas intensas. Nessas ocasiões, o manancial que abastece a estação apresenta altos níveis de turbidez, comprometendo a tratabilidade da água. Nessas situações, o sistema atual precisa reduzir a vazão para garantir que a água tratada mantenha os padrões de qualidade exigidos.
    A nova estação adota um processo de tratamento de ciclo completo, que inclui etapas de mistura rápida, mistura lenta, decantação e filtração. Esse processo melhora a eficiência na remoção de impurezas antes da filtração, diminuindo o volume de água utilizada para a retrolavagem dos filtros e, consequentemente, otimiza a performance operacional da unidade, ampliando sua capacidade de tratamento.
    A ETA Areal é responsável pelo abastecimento de diversos bairros de Itapema, como Várzea, São Paulinho, Alto São Bento, Casa Branca, Tabuleiro, Sertãozinho, Centro e Canto da Praia. Com a implantação da nova estação, a Conasa Águas de Itapema visa garantir um fornecimento de água ainda mais seguro e eficiente para toda a população.
    A Companhia segue comprometida com o investimento contínuo na melhoria da infraestrutura e na qualidade dos serviços prestados à comunidade, reafirmando seu compromisso com o bem-estar da população de Itapema.

    Cidades