22.9 C
Itapema
sábado, outubro 25, 2025
mais
    InícioCidadesPorto BeloPorto Belo conclui obras do trapiche no Molhe do Rio Rebelo, fortalecendo...

    Porto Belo conclui obras do trapiche no Molhe do Rio Rebelo, fortalecendo atividade pesqueira e apoio ao turismo

    Em:

    Em Destaque

    Oficina gratuita de roteiro abre caminho para jovens do litoral de SC

    Projeto do Instituto Araxá oferece formação audiovisual em Itapema...

    Operação integrada fiscaliza receptadores de reciclados em Itapema

    As operações de fiscalização em empresas de reciclagens, os...

    VÍDEO: Câmara de Itapema abre enquete pública sobre futuro do posto da PRF

    Consulta nas redes sociais busca ouvir a população antes...

    O Governo do Município de Porto Belo concluiu as obras do novo trapiche localizado no Molhe do Rio Rebelo, na região central da cidade. A nova estrutura, situada na foz do Rio Rebelo, tem como principal objetivo oferecer suporte ao embarque, desembarque e armação de pescados, além de prestar apoio a eventuais atividades turísticas.
    A iniciativa representa um importante avanço para a tradicional comunidade pesqueira artesanal de Porto Belo, que desde a fundação do município, em 1832, compõe uma das bases da economia local. A pesca e o turismo, pilares da economia da cidade, vêm recebendo ao longo dos anos diversas estruturas de apoio e o novo trapiche responde a uma antiga demanda por uma estrutura específica voltada à pesca no centro da cidade.
    A nova estrutura permite maior capacidade para recepção e armação dos barcos, incluindo a possibilidade de acesso de pequenos caminhões para carga e descarga com capacidade de até 12 toneladas.A obra conta com uma estrutura robusta, composta por estacas, vigas e lajes em concreto pré-fabricado e moldado in loco. A ponte do trapiche possui proteção lateral com guarda-corpos em aço inox, madeira e cabos de aço inox, nas áreas onde não há previsão de atracação de embarcações. Os apoios de amarração são feitos com cunhos em aço inox, garantindo durabilidade e resistência.
    O trapiche também foi equipado com totens com água e energia elétrica para apoio às embarcações, lixeiras e iluminação em LED, com materiais projetados para resistir à corrosão — características fundamentais para uma estrutura exposta ao ambiente marinho.
    O investimento total na obra foi de R$ 525.770,13, sendo R$ 300.000,00 oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Schiochet e o restante financiado com recursos próprios do Município. A empresa responsável pela execução foi a AJM Infraestrutura LTDA.

    Cidades