24.5 C
Itapema
sábado, dezembro 20, 2025
mais
    InícioCidadesBombinhasOficina de Cinema para Jovens forma nova geração de estudantes em Bombinhas

    Oficina de Cinema para Jovens forma nova geração de estudantes em Bombinhas

    Em:

    Em Destaque

    Finais do Municipal de Futsal consagram campeões no Feminino e Veteranos

    Decisões emocionaram o público com pênaltis no Feminino e...

    Desfile “A Fantástica Fábrica de Brinquedos” leva magia em dobro a Itapema

    Espetáculo natalino será apresentado na Meia Praia no sábado...

    Itapema recebe Selo Município Inovador Catarinense

    Reconhecimento estadual destaca avanços na legislação de inovação e...

    Projeto chega à terceira edição no CEIT e já impactou cerca de 100 alunos da rede municipal com formação audiovisual

    A terceira edição do projeto Oficina de Cinema para Jovens foi concluída neste ano letivo em Bombinhas, consolidando-se como uma importante iniciativa de formação cultural e educacional no município. Desenvolvido pela Tiqsi Filmes e Produções, em parceria com a Tramela Produções, o curso foi realizado com alunos dos nonos anos do CEIT Leonel de Moura Brizola e trabalhou conceitos técnicos, criatividade, direção, atuação e produção audiovisual.
    Ao longo de três edições, aproximadamente 100 estudantes já participaram da oficina, que vai além do aprendizado técnico. Coordenado pelo cineasta Santiago José Asef, o projeto propõe o audiovisual como ferramenta de reflexão, expressão e construção de pensamento crítico. “Mais do que aprender a filmar, o curso é sobre aprender a pensar. O jovem passa a entender seu olhar sobre o mundo e como transformar isso em discurso”, explica Asef.
    A iniciativa também aponta para o potencial de Bombinhas como polo de formação cultural. O cineasta defende o aproveitamento da baixa temporada para ações educativas e intercâmbios, especialmente na área audiovisual. Esse movimento já começou a se materializar com projetos paralelos, como a Residência Audiovisual do Mar (RAM) e o Laboratório de Criação Audiovisual, ambos realizados em 2025 e voltados à formação e desenvolvimento de projetos autorais.
    Como parte do processo pedagógico, os alunos produziram curtas-metragens em todas as edições da oficina. O filme Anônima (2022) conquistou o Prêmio do Júri Popular do Festival Audiovisual do Mercosul (FAM). Em 2024, foi lançado Dó, Ré, Mi, Fá, Solidão. Já em 2025, os estudantes finalizaram o curta ACRE, que terá estreia reservada para participação em festivais de cinema.
    Segundo a produtora e coordenadora Aline Vieira, os filmes abordam temas próximos da realidade dos alunos, como cyberbullying, solidão, xenofobia e a experiência de estudantes migrantes. “É um exercício de reflexão sobre o próprio cotidiano e sobre como esses jovens enxergam o mundo”, destaca.
    A Oficina de Cinema para Jovens é realizada pela Tiqsi Filmes e Produções e foi viabilizada pelo Edital Mestre Cantalício Rocha 2024, com recursos da Prefeitura de Bombinhas, por meio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação de Cultura de Bombinhas, reforçando o papel da política cultural no estímulo à formação e à expressão artística dos jovens.

    Cidades