Evento gratuito celebra oito anos de história com música, arte, economia criativa e atrações para todas as idades

O Projeto Som&Sol abre a programação de 2026 com uma edição especial em Porto Belo, neste domingo (25), reunindo música, arte, cultura e economia criativa na Praça da Bandeira, no Centro. O evento gratuito acontece das 14h à meia-noite e marca a continuidade da circulação estadual iniciada em comemoração aos oito anos de trajetória do projeto.
Após dar início ao giro comemorativo em Porto Belo no ano passado, o Som&Sol retorna à cidade para abrir oficialmente a nova temporada, reforçando a parceria com um município que sempre apoiou a iniciativa ao longo de sua história. Nesta edição, o projeto apresenta uma estrutura renovada, novos espaços e uma programação ampliada.
O palco Música na Rua concentra parte das atrações musicais, com apresentações de Seu Seco (MPB), banda Terceiro Grau (pop rock), Victor Praun (reggae), que recebe como convidado especial o músico Gazu, ex-vocalista do Dazaranha, além de um show colaborativo das bandas Ninguém Sabe e Eliz e Elez, com rock e influências da música brasileira. O evento conta ainda com uma roda de samba do projeto Samba Bem, em espaço alternativo ao palco principal.
Outro destaque é a feira de economia criativa, que reúne cerca de 50 marcas autorais de moda, acessórios, decoração e artesanato, além de chopp artesanal e uma área gastronômica com diversas opções de alimentação.
A programação também contempla o público infantil com o Espaço Criançada, que terá apresentações teatrais do Pequeninus Grupo de A, pintura facial com a Palhacinha Jujuba e contação de histórias com Bell Bandeira. Já o Espaço Plural oferece oficinas de crochê, bordado e bonecas com história ao longo do dia. O evento inclui ainda flash tattoo com Maysa Ink Tattoo e uma feira de adoção de animais.
Para o produtor do Som&Sol, Bruno Juliano, abrir o ano em Porto Belo tem um significado especial. “É a nossa casa. Sempre fomos muito bem acolhidos aqui e é uma honra iniciar mais um ano do projeto na cidade, agora com uma estrutura ainda maior, retribuindo a confiança do público”, destacou.
O Som&Sol é realizado pela ABP Eventos, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, com incentivo do Brasil Atacadista e Supermercados Imperatriz, além do apoio da Usina Cultural e da Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Turismo.
SERVIÇO
O quê: Projeto Som&Sol
Onde: Praça da Bandeira – Centro de Porto Belo
Quando: Domingo, 25 de janeiro, das 14h à 0h
Quanto: Evento gratuito
Fotos: Bárbara Tomasia









