21.6 C
Itapema
terça-feira, fevereiro 3, 2026
mais
    InícioCidadesPorto BeloCâmara de Porto Belo leva demanda do Viaduto do Sertão ao ministro...

    Câmara de Porto Belo leva demanda do Viaduto do Sertão ao ministro dos Transportes

    Em:

    Em Destaque

    Parlamentares entregam ofícios a Renan Filho e cobram solução para garantir acesso

    seguro aos bairros Sertão de Santa Luzia e Sertão do Valongo, na BR-101
    Autoridades de Porto Belo aproveitaram a visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, a Santa Catarina, nesta terça-feira (27), para reforçar a reivindicação pela execução das obras do Viaduto do Sertão, no km 158 da BR-101, nas proximidades da praça de pedágio da concessionária Arteris Litoral Sul. A demanda foi apresentada durante vistoria às obras de duplicação da BR-470, em Blumenau.
    A comitiva portobelense foi composta pelo prefeito Joel Lucinda (MDB), pelo presidente da Câmara Municipal, Jonas Amadeu (MDB), e pelos vereadores Onésio Ramos, Nado, Jonatha Cabral (MDB), Professor Juliano e Willian Ismael dos Santos (Progressistas), Altino Júnior (PL) e Rodrigo Borba (União). Também participaram do encontro a deputada federal Ana Paula Lima (PT), o deputado federal Pedro Uczai (PT) e o presidente do Sebrae, Décio Lima.
    Em ofício entregue ao ministro e aos parlamentares federais, os representantes municipais destacaram que a implantação de uma solução de acesso aos bairros Sertão de Santa Luzia e Sertão do Valongo é medida de interesse público, fundamental para garantir segurança viária, mobilidade urbana e a integridade física de moradores e usuários que trafegam diariamente pela rodovia. O documento solicita que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realize uma análise técnica aprofundada e elabore um plano de execução prioritário, seja por meio de alças de acesso elevadas ou pela construção de um viaduto.
    Dados do Sistema de Informações Rodoviárias (SIR) indicam que, entre janeiro de 2022 e setembro de 2024, foram registrados 101 acidentes no km 158 da BR-101, resultando em 208 vítimas. Em 2021, a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública no bairro Sertão de Santa Luzia para sensibilizar órgãos federais sobre o problema, mas, segundo os vereadores, houve pouco avanço desde então.
    Ao receber o pleito, o ministro Renan Filho afirmou que o contrato com a concessionária Arteris será “otimizado” e que as obras previstas no plano de trabalho serão executadas conforme critérios de prioridade. Sobre a demanda específica de Porto Belo, declarou: “Será feito. Só vamos discutir quando iniciará a obra.”
    Para o presidente da Câmara, Jonas Amadeu, a sinalização é positiva, mas exige continuidade da mobilização institucional. Ele defendeu a intensificação da atuação conjunta do Legislativo e do Executivo para acelerar a execução do projeto e afirmou que o Viaduto do Sertão deve ser tratado como pauta prioritária do ano legislativo, diante do impacto direto na segurança e na mobilidade da região.

    Cidades