21.5 C
Itapema
segunda-feira, maio 25, 2026
mais
    InícioEducaçãoItapema capacita professores do 3º ano para aplicação da BNCC Computação

    Itapema capacita professores do 3º ano para aplicação da BNCC Computação

    Em:

    Em Destaque

    Canto da Praia: Monitoramento da PM desarticula depósito de inalantes

    Operação motivada por denúncias termina com suspeito preso e...

    Casinha da Praça da Paz vira ponto de encontro com clima de Copa em Itapema

    Espaço temático com área instagramável e troca de figurinhas...

    Corrida de Rua da Guarda Municipal de Itapema abre inscrições com percurso inédito

    Prova noturna agendada para 19 de setembro terá trajetos...

    Formação busca integrar pensamento computacional e cultura digital ao currículo da rede municipal


    Professores do 3º ano da Rede Municipal de Ensino de Itapema participaram, nesta quinta-feira (18), de uma formação voltada à implementação da BNCC Computação. A iniciativa da Secretaria de Educação tem como objetivo incorporar novas competências ao currículo e fortalecer habilidades ligadas à tecnologia desde os anos iniciais.
    Durante a capacitação, os educadores aprofundaram estratégias para aplicar os conteúdos de Computação em sala de aula, com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico, pensamento computacional, criatividade e uso responsável das tecnologias digitais. A proposta é aproximar os estudantes de conceitos essenciais para atuação crítica na sociedade conectada.
    A BNCC Computação complementa a Base Nacional Comum Curricular e orienta a inserção do ensino de tecnologia nas escolas brasileiras. O documento está estruturado em três eixos principais: Pensamento Computacional, voltado à resolução de problemas; Mundo Digital, relacionado ao uso de ferramentas tecnológicas; e Cultura Digital, que aborda a participação ética e responsável no ambiente online.
    De acordo com o secretário de Educação, Valdir Nesi Filho, a qualificação contínua dos profissionais é fundamental para assegurar a qualidade do ensino e preparar os alunos para os desafios do presente e do futuro.
    A Secretaria de Educação destaca que a formação continuada integra a política de atualização pedagógica da rede municipal, acompanhando as transformações tecnológicas e reforçando o compromisso com um ensino alinhado às novas demandas educacionais.

    Cidades