20.3 C
Itapema
segunda-feira, setembro 28, 2026
mais
    InícioCidadesItapemaVacina da gripe será liberada para toda a população em Itapema

    Vacina da gripe será liberada para toda a população em Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Fanfarra da ECIM Prefeito Francisco Victor Alves conquista cinco premiações em festival de Gaspar

    Estudantes do Bairro Morretes representaram Itapema no 1º Festival...

    Guardas municipais de Itapema concluem curso de aperfeiçoamento em armamento

    Formação técnica de 40 horas capacitou agentes da corporação...

    Doses estarão disponíveis para moradores acima de 6 meses a partir de segunda-feira; baixa cobertura vacinal e aumento de casos graves motivaram ampliação

    A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho, a vacina contra a gripe (Influenza) estará disponível para toda a população acima de 6 meses de idade em Itapema, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. A ampliação da campanha ocorre diante do aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da baixa cobertura vacinal registrada entre os públicos prioritários.
    Mesmo com a abertura para o público geral, a Secretaria de Saúde reforça que idosos, gestantes e crianças seguem sendo os alvos prioritários e devem procurar as unidades o quanto antes. No município, a cobertura vacinal desses grupos está em cerca de 35%, índice considerado bem abaixo do esperado pelas autoridades para este período do ano.

    Baixa adesão de crianças e gestantes
    Entre as categorias prioritárias, os idosos apresentam a maior adesão à imunização na cidade. Por outro lado, as crianças e as gestantes ainda registram baixa procura pelas doses, cenário que preocupa as equipes de saúde pública devido ao avanço natural das doenças respiratórias com a chegada dos dias mais frios.
    A diretora de Vigilância Epidemiológica de Itapema, Bruna Bressanini, reforçou a importância do comparecimento, principalmente desses públicos mais vulneráveis. “Os idosos têm procurado bastante a vacinação, mas ainda precisamos aumentar a adesão das crianças e das gestantes. A gripe pode evoluir para casos graves, especialmente nesses grupos, e a vacina continua sendo a principal forma de prevenção”, destacou a diretora.

    Cenário estadual e estratégias
    Os dados do Governo do Estado apontam que Santa Catarina alcançou apenas 37,43% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários após quase 60 dias de campanha. O território catarinense também registrou um aumento severo na procura por atendimentos ambulatoriais, internações hospitalares e na ocupação de leitos relacionados às síndromes respiratórias.
    Para tentar reverter o quadro, a Secretaria de Saúde de Itapema segue realizando estratégias para ampliar o alcance das doses, incluindo ações nos bairros e atendimento descentralizado em locais de grande circulação, como os Centros de Convivência do Idoso (CCIs).

    Onde se vacinar
    A imunização acontece de forma rotineira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para receber a dose, o morador deve comparecer ao posto portando um documento oficial com foto, o cartão do SUS e a carteira de vacinação (se possuir).

    Cidades