20.1 C
Itapema
sábado, junho 27, 2026
mais
    InícioCidadesItapemaSaúde do Trabalhador leva orientações sobre NR-1 e bem-estar emocional a colaboradores...

    Saúde do Trabalhador leva orientações sobre NR-1 e bem-estar emocional a colaboradores em Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Ação realizada na empresa Versátil reforçou a importância da prevenção dos riscos psicossociais e da promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.

    A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária e do Programa Saúde do Trabalhador (PST), realizou uma palestra voltada à promoção da saúde mental e à prevenção dos riscos ocupacionais para cerca de 50 colaboradores da empresa Versátil. A iniciativa abordou as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece diretrizes para o gerenciamento de riscos no ambiente de trabalho, incluindo a identificação e o controle dos fatores psicossociais.

    A atividade foi promovida a pedido da própria empresa, demonstrando o compromisso do setor produtivo com a valorização da saúde, da segurança e da qualidade de vida de seus trabalhadores. Durante o encontro, a equipe técnica explicou como a nova regulamentação amplia o olhar sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, incentivando empresas a adotarem práticas que favoreçam ambientes mais seguros, acolhedores e equilibrados.

    Além da apresentação das principais mudanças da NR-1, os participantes receberam orientações sobre prevenção do estresse, da sobrecarga emocional, do esgotamento profissional (burnout) e de outros fatores que podem comprometer a saúde física e mental. O momento também foi marcado pela troca de experiências e pelo esclarecimento de dúvidas relacionadas ao cotidiano do ambiente de trabalho.

    O secretário municipal de Saúde, Fabrício Lazzari, destacou que investir na saúde do trabalhador significa fortalecer tanto o bem-estar das pessoas quanto o desenvolvimento das empresas. Segundo ele, ações educativas aproximam o poder público do setor produtivo e contribuem para construir uma cultura de prevenção e respeito aos profissionais.

    O Programa Saúde do Trabalhador vem ampliando sua atuação em empresas do município por meio de palestras, campanhas educativas e ações preventivas. Recentemente, também promoveu atividades sobre vacinação e prevenção de doenças, levando informação diretamente aos ambientes de trabalho e ampliando o acesso à saúde.

    Empresas interessadas em receber palestras ou ações educativas podem solicitar atendimento junto à Vigilância Sanitária, que funciona no Centro Integrado Municipal de Saúde (CIMS), localizado na Rua 119-A, nº 130, no Centro. O contato também pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (47) 3267-1529.

    Cidades